Rainha da Borborema é a única do Norte e Nordeste a figurar entre as 10 primeiras posições do ranking. Inovação é um dos pilares de atuação do Sebrae na cidade
Reafirmando a sua vocação para o empreendedorismo e a produção tecnológica, Campina Grande foi considerada, em 2023, a terceira cidade mais inovadora do Brasil. O dado faz parte do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE 2023), que é elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Endeavor. Ainda de acordo com o ranking, a Rainha da Borborema foi a única cidade do Norte e Nordeste a figurar entre as 10 primeiras colocadas no Brasil. Para o Sebrae/PB, o desempenho de Campina Grande é resultado de uma soma de esforços que buscam fomentar e apoiar diversos tipos de ações inovadoras na cidade.
De acordo com a metodologia do ICE, para alcançar a terceira colocação no pilar de inovação, avançando três posições em relação ao ano de 2022, Campina Grande precisou atender critérios como a proporção de mestres e doutores em C&T (Ciência e Tecnologia); média de investimentos do BNDES e FINEP; infraestrutura tecnológica; patentes; proporção de funcionários em C&T; entre outros aspectos.
Para o gerente regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda, o desempenho da cidade é resultado de um trabalho coletivo, realizado por diversas instituições públicas e privadas da cidade, que integram o ecossistema de inovação da Rainha da Borborema.
“Esse ótimo desempenho de Campina Grande, sendo a única do Norte e Nordeste a integrar o Top 10 de cidades inovadoras do Brasil, é um grande reconhecimento para todos nós que fazemos parte do ecossistema de inovação, pois simboliza o resultado que é possível conquistar através da união e da convergência de esforços. Através desse ecossistema, que teve o Sebrae como um de seus fomentadores, temos a certeza de que, juntos, vamos conseguir resultados ainda maiores, por meio de ações que continuem a estimular e apoiar o empreendedorismo inovador na cidade”, enfatizou João Alberto.
Ainda falando sobre inovação, o gerente do Sebrae também destacou que esse é um dos principais pilares da atuação da instituição em Campina Grande. “Fomentar a criação de novos negócios inovadores, contribuir na estruturação e implementação de boas práticas da inovação, que gerem ambientes legais, são diretrizes do Sebrae”, explicou.
Além disso, segundo o gerente, o Sebrae ainda desenvolve diversos programas, como o Startup Nordeste, o HUB PB e o Capital Empreendedor, para apoiar startups e negócios inovadores. “O nosso objetivo, com essas ações, é proporcionamos uma jornada de modo a abranger todas as fases da caminhada dos negócios inovadores, contemplando desde a pré-aceleração de ideias inovadoras até a fase em que as empresas se lançam no mercado em busca de investidores e validação. Com isso, temos certeza de que o desempenho da cidade só tende a crescer ainda mais”, acrescentou João Alberto Miranda.