As famosas balas de banana de Antonina, no litoral do Paraná, conquistaram em dezembro de 2020 o selo de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência. Além de trazer visibilidade, relevância e valorização ao produto, a IG também traz o potencial de gerar oportunidades e possibilidades de novos negócios para fornecedores e produtores da região.

A consultora do Sebrae Paraná, Maria Isabel Guimarães, explica que o selo agrega valor às marcas e movimenta toda uma cadeia de negócios.

“A obtenção do registro de Indicação Geográfica valoriza não apenas ao produto, mas a todos os envolvidos, como produtores, prestadores de serviço e, inclusive, o setor turístico, pois o produto passa a ter uma chancela oficial, reconhecendo aspectos culturais, sociais e históricos”, pondera.

Com décadas de trabalho e histórias familiares, as empresas Bananina – Bala de Banana e Bala de Banana Antonina são as responsáveis pelos produtos certificados.

A empresária responsável pela Bala de Banana Antonina, Rafaela Takasaki Correa, representa a terceira geração de sua família no negócio. Fundada em 1979, hoje a empresa conta com 15 funcionários diretos e recebe matéria-prima de 30 produtores da região.

“A conquista do selo de IG traz reconhecimento ao produto e dá ainda mais credibilidade para a marca. Pensando nisso, buscamos produzir outros itens, como caixas destinadas para as balas, camisetas, canecas e outros souvenirs. Queremos crescer, de forma pensada e estruturada, e esses novos produtos, com o selo IG e a nossa marca, vão auxiliar nesse processo”, diz Rafaela.

O reconhecimento serviu de incentivo para a elaboração de novos produtos para a marca. Foi lançada, em fevereiro, a barrinha de banana. Equivalente a cinco balas, o produto é natural, não possui conservantes e, na primeira semana, foram comercializadas 10.000 unidades. Além disso, a empresa também está em parceria com uma fábrica de chocolates, para a produção pelo segundo ano consecutivo de um ovo de Páscoa com sabor de bala de banana.

“Com essas e outras novidades que estamos planejando, conseguimos movimentar fornecedores de diferentes áreas em nossa região. Sejam produtores, agências de publicidade, indústria, toda a economia gira. Parte disso ocorre por conta da conquista do selo e de conseguirmos agregar maior valor ao nosso negócio”, completa a empreendedora.

Criada em 1973, a Bananina – Bala de Banana é o outro produto da região. Comandado pela empreendedora Maristela Mendes, o negócio registrou crescimento de 20% no número de clientes após o reconhecimento e possibilitou a entrada em novos estabelecimentos, como mercados, lojas de conveniência e de produtos naturais.

Com produção mensal de cerca de 75 mil balas de banana, a empresa apostou na criação de itens como caneca, bonés, copos, chaveiros, lápis e outros suvenires com a marca do negócio, o selo IG e desenhos exclusivos, para ampliar a divulgação. “Com a marca IG, também pensamos em produtos que possam acompanhar a bala. Então fizemos uma caixinha em formato de banana com o selo e também um pacote de 100g de bala tradicional com a marca”, diz a empresária.

Maristela afirma que diversos setores da economia estão em movimento, seja na parte de fornecimento de serviços e matéria-prima, ou mesmo na abertura de novos mercados para o consumidor, gerando novos negócios. “Em 2021, realizamos investimentos em nosso espaço físico, da loja e da fábrica. E para 2022, estamos trazendo o Sebrae para dentro da fábrica. Com as consultorias, várias situações são revistas para pensar no crescimento do negócio”, completa.

No Paraná 

O Estado possui, ao todo, nove produtos paranaenses com o registro de IG. São eles: a Bala de Banana de Antonina, Melado de Capanema, Goiaba de Carlópolis, Queijo de Witmarsun, Uvas de Marialva, Café do Norte Pioneiro, Mel do Oeste, Mel de Ortigueira, Erva-mate São Matheus, do Sul do Paraná.

Outros cinco produtos aguardam receber a certificação do INPI, como os Vinhos de Bituruna, Barreado do Litoral do Paraná, Farinha de Mandioca do Litoral do Paraná, Cachaça de Morretes e Morango do Norte Pioneiro.

Sobre o Sebrae 50+50 

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

 

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