A união de forças entre o Sebrae/PR, instituições de ensino superior, empresas privadas e entidades públicas tem fortalecido o ecossistema empreendedor de inovação em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. Juntos, todos têm trabalhado para identificar sinergias, convergências de atuação e para desenvolver propostas conjuntas em prol da consolidação do segmento empresarial.
Conforme a consultora do Sebrae/PR e gestora de Projetos de Startups, Thaise Amaral Orita, é possível constatar que os interesses em comum sobressaem. “Estamos criando um ambiente de inovação consolidado, gerando desenvolvimento para a nossa cidade e estimulando parcerias entre instituições públicas e privadas”, frisa.
Na visão da consultora, o fortalecimento se acentuou no início de 2017, período em que a Prefeitura de Ponta Grossa, Sebrae/PR e Fundação Certi promoveram o estudo do mapeamento do ecossistema de inovação, que aponta qual a vocação do Município, detalha as competências instaladas, as oportunidades e quais as tendências mundiais na área da tecnologia que podem ser trabalhadas localmente.
A pesquisa, que utilizou a metodologia Delta Opportunity apontou que, dentre as vocações, aparecem os setores do agronegócio, química/materiais, tecnologia da informação e comunicação e mecatrônica. “Todos têm papel fundamental no processo de fortalecimento do setor. Quem ganha com essa integração são as empresas, as startups, as instituições de ensino superior e as entidades públicas e privadas”, completa a consultora.
Thaise ilustra que diversos programas estão sendo desenvolvidos em parceria com universidades, a exemplo do Startup Garage, que será realizado pelo Sebrae/PR juntamente com a Faculdades Ponta Grossa. Nesta ação, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Ponta Grossa, cedeu um espaço para a realização da palestra de lançamento do programa.
“O Sebrae/PR tem atuado no sentido de auxiliar no processo de organização do ecossistema, com a elaboração de um planejamento único. Notamos uma sinergia crescente nos últimos meses, com o fortalecimento do ecossistema e o território se beneficiando com isso. É possível constatarmos, ainda, que as universidades e empresas estão conversando mais, o que é benéfico para o processo”, reforça o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior.
Recentemente, o Sebrae/PR e a UTFPR lançaram um novo programa de pré-aceleração de ideias e startups, com um total de nove meses de capacitação, com a realização de workshops e mentorias abordando temas como planejamento estratégico, mercado, perfil do consumidor, método Canvas, gestão e design thinking.
A chefe do Departamento de Apoio a Projetos Tecnológicos e Gestora da Incubadora de Inovações da UTFPR, campus Ponta Grossa, Maria Carolina de Oliveira Ribeiro, acredita que barreiras estão sendo rompidas e que a UTFPR está inserida no processo de fortalecimento do ecossistema de inovação. “É preciso fazer ações em conjunto com entidades consolidadas. É necessário que o trabalho comece e, a partir do momento que os demais atores perceberem que isto está resultando em um bom trabalho, vamos atingir o objetivo final”, completa.