Os temas voltados ao empreendedorismo rural serão utilizados pela primeira vez na capacitação, beneficiando 100 alunos da rede municipal de ensino 

 

Criado para incentivar o espírito empreendedor durante a educação básica, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) chegou ao município de Gurjão, no Cariri paraibano, nesta sexta-feira (3). Desenvolvida pelo Sebrae, a metodologia, que é voltada aos alunos do ensino fundamental, também vai utilizar, pela primeira vez, um conteúdo adaptado para escolas rurais, com foco no empreendedorismo e no universo agropecuário.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Fabíola Vieira, a metodologia adaptada do JEPP será aplicada dentro do Programa de Educação Básica em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis, criado através de uma parceria entre a instituição, a Prefeitura de Gurjão, a UFPB e o Programa de Estudos e Ações para o Semiárido da UFCG. O lançamento da iniciativa ocorreu durante um evento realizado no ginásio municipal para alunos, pais e profissionais da Rede Municipal de Ensino.

“A intenção do programa é auxiliar os jovens estudantes na criação e no fortalecimento de pequenos empreendimentos rurais em suas propriedades, buscando o aumento de renda na agricultura familiar, profissionalizando e estruturando a atividade econômica com uma perspectiva gerencial de negócios”, explicou Fabíola Vieira.

Ainda conforme a analista, o programa deve beneficiar, inicialmente, cerca de 100 alunos da Escola Municipal Inácio Alves Caluete. “Com uma abordagem integrada, e adaptado às necessidades e ao ambiente rural, o programa busca trabalhar as habilidades dos jovens estudantes, possibilitando acesso a disciplinas de empreendedorismo e de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a construção do projeto de vida e do protagonismo dos alunos”, pontuou Fabíola, ao acrescentar que os conteúdos trabalham, entre outros aspectos, questões relacionadas ao desenvolvimento local, sustentabilidade e a relação entre os jovens e suas comunidades.

Sobre o JEPP – Além da nova metodologia que foi adaptada para escolas rurais, cujo modelo poderá ser replicado em outros municípios, o Sebrae/PB também vai aplicar a metodologia tradicional do JEPP para os demais alunos do ensino fundamental em Gurjão.

Para isso, de acordo com a dinâmica do programa, os professores do ensino fundamental recebem a capacitação através da equipe do Sebrae e, em seguida, são responsáveis por aplicarem a metodologia junto aos alunos, durante o cotidiano de sala de aula. A transmissão dos conhecimentos ocorre de forma lúdica, com conteúdos adaptados para cada série do ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano. Em Gurjão, cerca de 40 professores serão capacitados com a metodologia, que vai beneficiar todos os alunos do município.

Compartilhe nas redes sociais