O Jornal Interno pode ser uma importante ferramenta de comunicação interna na sua instituição. Confira aqui como fazer
Um jornal interno pode ser uma ferramenta poderosa na comunicação corporativa. Ao criar e manter um jornal institucional exclusivo para a comunicação interna, o seu negócio pode aumentar a transparência, a colaboração e o engajamento entre os colaboradores.
Neste guia vamos mostrar todos os benefícios de um jornal interno e dar algumas dicas de como você pode implementar e manter uma publicação como essa na sua empresa. Confira!
Um jornal corporativo interno é uma ferramenta usada em empresas ou organizações de qualquer porte para compartilhar informações, novidades, orientações e insights com os colaboradores. Através de uma publicação como essa, é possível centralizar todos os anúncios importantes, notícias sobre a empresa, atualizações, novidades e outras informações relevantes para o público interno.
Diferentemente de outros canais de comunicação externos, como o site ou as redes sociais da instituição, o jornal interno tem como público-alvo especificamente os colaboradores da empresa, e, portanto, não é divulgado para o público externo da instituição.
O jornal interno pode ter um formato físico, impresso em papel, ou ser distribuído de forma digital, através de uma newsletter por e-mail, um arquivo compartilhável ou um espaço exclusivo na intranet dos funcionários.
A estrutura do jornal interno funciona como a de um típico jornal, podendo ter diferentes editorias, temas e espaços para tratar dos mais variados assuntos que possam ser do interesse dos colaboradores.
O propósito do jornal interno é trazer mais transparência para a comunicação interna da empresa, evitando que boatos e informações mal passadas gerem ruídos de comunicação. Ele também serve para incentivar a colaboração e o engajamento entre os funcionários, reforçando a cultura organizacional da empresa.
Existem muitos benefícios em centralizar a comunicação interna da sua empresa em uma publicação relevante, como um jornal interno. Confira alguns!
O jornal interno é uma forma de garantir que todos os colaboradores sejam mantidos informados sobre anúncios, novidades e atualizações da instituição.
Com esse meio de comunicação centralizado e acessível a todos os colaboradores, evitam-se erros decorrentes de informações perdidas ou mal compreendidas. Isso aumenta a eficiência e a assertividade dos seus colaboradores e diminui boatos e fofocas, que podem ser prejudiciais para a produtividade da sua equipe.
O jornal interno é uma ferramenta indispensável para reforçar a cultura organizacional da sua empresa, fortalecer a sua marca e garantir que seus colaboradores estejam alinhados com a missão e os valores da sua empresa.
Se é importante para a sua marca ser reconhecida como um lugar inclusivo para trabalhar ou então reforçar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e social, por exemplo, esses assuntos podem ser abordados cotidianamente no jornal interno, garantindo que todos os colaboradores também concordem e vivam esses valores no dia a dia.
Quando a empresa divulga informações importantes de forma aberta e consistente, os colaboradores tendem a se sentir mais incluídos no dia a dia e mais valorizados pela instituição. Por isso, o jornal interno aumenta a transparência e gera mais confiança na relação entre empregado e empregador.
O jornal institucional interno também é uma forma de compartilhar ideias, insights e novidades sobre o ramo de atuação da sua empresa. Essa é uma forma de valorizar a atualização profissional dos seus funcionários e incentivar a colaboração e a troca entre a equipe, inclusive entre departamentos diferentes, integrando os diversos setores da empresa.
Conte com uma empresa especializada na produção de conteúdos corporativos e institucionais para te auxiliar no planejamento, elaboração e publicação do jornal interno da sua empresa.
A Savannah está há 19 anos no mercado e já produziu materiais internos para grandes empresas. Converse com o nosso time comercial e conheça nossas soluções!