Nos dias 19 e 20 de março, um grupo de 21 pessoas esteve em Florianópolis (SC) para conhecer o ecossistema de inovação da capital catarinense. A caravana teve representantes do Poder Público de Bituruna, São Mateus do Sul e União da Vitória, além de consultores da Regional Sul do Sebrae/PR e de integrantes do Comitê Gestor de Micro e Pequenas Empresas do Território Iguaçu (Comitê MPEs Iguaçu). A intenção foi buscar referências no setor de tecnologia de Florianópolis, em terceiro lugar entre as 50 cidades que mais apostam em soluções tecnológicas inteligentes no Brasil (Connected Smart Cities, 2016). A capital catarinense também lidera lista das dez cidades brasileiras com maior potencial inovador (segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).
A caravana contou com a participação dos prefeitos de União da Vitória (Santin Roveda) e Bituruna (Claudinei de Paula Castilho) e do secretário de Indústria e Comércio, Agricultura e Meio Ambiente de São Mateus do Sul (Helio Toshio Sakurai). O vice-presidente do Comitê de MPEs Iguaçu, Luciano de Moreira Castilho, explica que a escolha pela capital catarinense deve-se ao conjunto de ações existentes na cidade.
“O ecossistema de inovação está na vanguarda, foi um dos primeiros do Brasil com a visão de que investimentos em tecnologia seriam o caminho para o crescimento, o que virou tendência em todo o País”, detalha Luciano.
O empresário observa que a ideia foi convidar os representantes das administrações municipais para que pudessem conhecer e seguir os rumos já tomados por Florianópolis.
“Na noite de segunda-feira (19), no hotel, em Santa Catarina, nos reunimos com os gestores dos municípios. Ficou definido que União da Vitória, São Mateus do Sul e Bituruna vão começar o processo de implantação das leis relacionadas à inovação, que hoje não existem. A previsão é que, até o final de abril, os textos sejam encaminhados às Câmaras Municipais”, antecipa Luciano de Castilho.
O Sebrae/PR foi parceiro na organização da caravana do Sistema Regional e Inovação (SRI) do Território Iguaçu. O consultor Elizandro Ferreira, explica que, entre os objetivos, está a busca por modelos para a construção de projetos para os municípios do sul paranaense.
“O grupo pôde conferir boas práticas de políticas públicas voltadas à inovação, bem como a interação entre universidades, empresas, Poder Público e instituições. Tudo servirá como base de conhecimento para o grupo do SRI”, prevê o consultor do Sebrae/PR.
Parque tecnológico
Santin Roveda, prefeito de União da Vitória, pontua que a visita técnica será um divisor de águas.
“Queremos trabalhar com inovação e tecnologia, sempre visando o empreendedorismo. A parceria com o Sebrae/PR, instituições, entidades e empresários fará a diferença se colocarmos em práticas as estratégias corretas. Temos a intenção de construir um parque tecnológico no município”, confirma Roveda. O prefeito salienta que, antes, será preciso atualizar o plano diretor de União da Vitória, que é de 2008.
Vocação para o agronegócio
Para o secretário de Indústria e Comércio, Agricultura e Meio Ambiente de São Mateus do Sul, Helio Toshio Sakurai, a oportunidade de visitar os ambientes de inovação e tecnologia de Florianópolis serviu como inspiração.
“Ficamos encantados. Está certo que o processo lá começou há 31 anos, mas cada munícipio tem que dar o primeiro passo para criar um ambiente de inovação e tecnologia, que é o futuro”, acredita o secretário.
Sakurai ressalta que São Mateus do Sul conta com 8 mil propriedades rurais e que as soluções devem estar ligadas ao agronegócio. “Pretendemos investir em setores que estejam em sintonia com a vocação do município. Ao conhecer as experiências de Florianópolis, podemos encurtar caminho e ganhar tempo”, conclui.
Assessoria de Imprensa
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895