Iniciativas contribuem para o aumento da competitividade e o crescimento das receitas
Empreendedores do sul e sudoeste do Paraná vêm tendo resultados através da inovação, aumento da competitividade e expansão. É que as empresas estão buscando e participando ativamente de programas com foco, especialmente, na gestão de processos oferecidos pelo Sebrae/PR. Entre eles, o Tech by Sebrae e o Prime.
Juntos, em 2022, os programas de expansão reuniram mais de cem micro e pequenas empresas. Das mais diversas áreas de atuação, os empresários tiveram acesso a conteúdos repassados por profissionais tidos como referência no mercado nacional e internacional, além de mentorias e consultorias.
Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, explica que o Tech by Sebrae e Prime são programas voltados à capacitação e à qualificação dos empreendedores.
“Através de workshops, consultorias individuais, mentorias coletivas, pitches (versões resumidas de vendas), entre outros, os empreendedores aprimoram conhecimentos e desenvolvem práticas que refletem de forma direta no desenvolvimento das suas empresas. Isso gera conhecimento, oportunidades e receitas”, conta a consultora.
Outro ponto da participação nos programas é a possibilidade de os empreendedores compartilharem soluções entre si.
“Essa troca traz vários ganhos, porque ajuda a implantar melhorias em seus negócios, mostra novas possibilidades de mercado, gera valor agregado aos produtos e amplia campos de atuação”, comenta Jocelei.
Empreendedor em Pato Branco, Giovani Leiria Ferreira, que atua no ramo de brindes, lembra que a procura pelos programas aconteceu porque a empresa passava por dificuldades na parte administrativa.
“Ao longo de 2022, conseguimos mudar bastante a mentalidade de gestão do nosso negócio. Isso teve impacto no nosso crescimento porque controlamos melhor as receitas e despesas. Inclusive, nos permitiu ampliar o quadro de colaboradores de quatro para sete”, revela Giovani.
Ao longo de 2022, mais de 100 empresas do sul e sudoeste do Paraná estiveram juntas compartilhando momentos de crescimento e inovação. Foto: Divulgação
Estruturação
Para a empreendedora de Francisco Beltrão, Salete Corazza, que trabalha na distribuição de equipamentos e produtos de limpeza, o resultado foi visto diretamente no crescimento da empresa.
“Através do conhecimento adquirido, conseguimos estruturar toda a parte de gestão, controle financeiro e processos. Focamos também no setor comercial, que era uma grande necessidade. Em 2022, seguir esses passos nos possibilitou crescer mais de 12%”, conta Salete.
Sul do Estado
O empresário Ricardo Heil, de União da Vitória, lembra que as consultorias permitiram a ele traçar objetivos para o futuro do seu negócio.
“Aprimorei ideias, identifiquei oportunidades e dei um novo foco para a minha empresa com vendas exclusivamente on-line. No segundo semestre de 2022, aumentamos a receita em 30%. Nossa meta de crescimento para 2023, de 50%, já foi batida. Estamos expandindo”, afirma Ricardo.
Novos mercados
Mariane Zilli Molin, de Francisco Beltrão, ao lado do marido Alisson, conduz uma empresa que administra condomínios. Na visão dela, os programas ajudaram a visualizar a importância de integrar mais os colaboradores nos processos de decisão.
“Hoje, temos uma gestão participativa, em que a opinião do colaborador é fundamental no crescimento da empresa. Isso nos fez empreender em outros lugares, abrir uma filial em Pato Branco. A ideia, no futuro, é franquear o nosso negócio”, detalha a empresária.
Os programas
O Tech by Sebrae tem como intuito promover a evolução das micro e pequenas empresas em termos de gestão, estratégias digitais e expansão de mercado. Já o Prime foca na capacitação de qualificação de empreendedores por meio de diversas iniciativas, como consultorias, mentorias, workshops e demais ações.