Material, elaborado pela Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR em parceria com a Embrapa, foi apresentado nesta quarta-feira (8)
A 730ª Reunião Ordinária da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) foi realizada nesta quarta-feira (8), como parte da programação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) no 35º Show Rural Coopavel, em Cascavel. O destaque do encontro foi a divulgação de um manual técnico para subsidiar a mistura em tanque de agrotóxicos e afins. O material foi produzido pelo Comitê de Assuntos Temáticos de Agrotóxicos, da CEA, em parceria com a Embrapa.
“O manual foi elaborado para orientar os profissionais, empresas e produtores rurais, a adotarem medidas, quando necessárias, de controle químico de pragas nas mais variadas culturas”, ressalta o engenheiro agrônomo de Francisco Beltrão e coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR, Orley Jayr Lopes.
A Regional Pato Branco do Crea-PR, assim como as outras sete Regionais, receberão exemplares do manual nas próximas semanas.
Mistura de agrotóxicos
A prática associa produtos fitossanitários e/ou adubo foliar no tanque do equipamento aplicador, diluídos em água e em momento imediato à efetiva aplicação, com o objetivo de realizar o controle fitossanitário e suprir a carência nutricional nas diferentes culturas agrícolas. Essa prática é amplamente utilizada no campo e considerada fundamental para o uso racional de água, dos produtos e dos equipamentos, contribuindo para a garantia da produtividade, da rentabilidade e da sanidade das culturas.
Presenças do Sul
A reunião durante o Show Rural contou com a participação de 41 conselheiros do Paraná, que são engenheiros florestais, de pesca, agrícolas e agrônomos e também de representantes dos conselhos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
“É importante para nós recebermos essas delegações, que contam com profissionais da área e que participam das Câmaras de Agronomia dos seus estados, para essa interação e troca de informações. Devemos pensar em manter sempre esse formato de encontro com representantes de toda a região sul”, afirma o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha.