Pense que o seu negócio é um navio em alto mar e você precisa saber as coordenadas para chegar ao seu destino em segurança. Uma boa estratégia de marketing digital é a bússola que ajuda você a alcançar seus objetivos e a guiar a sua embarcação (seu negócio) e sua tripulação (seus colaboradores) rumo a um porto seguro. Dentro do marketing digital, a internet é o mar por onde você irá navegar. E nesse mar tem milhões de outros navios querendo alcançar o mesmo horizonte que você, ou seja, conquistar o seu cliente.
Sabendo que a internet está cada vez mais presente em nossas vidas, seja para entretenimento, trabalho, estudo ou consumo, é indispensável que o seu negócio, produto ou serviço esteja online.
Por isso, nós trouxemos aqui 8 dicas para você navegar com segurança para conquistar novos horizonte e ter autonomia quando o assunto é conquistar mais clientes, vender mais e aumentar seus lucros.
Redes sociais — As redes sociais são a principal ferramenta de comunicação com o seu público. Nelas você vai postar seus produtos (ou serviços), interagir com o seu público e também fazer anúncios direcionados para o seu público de acordo com idade, interesse e região.
Calendário de postagens para suas redes — Saiba o que postar e quando postar. É de suma importância prever as datas comemorativas, promoções e estratégias de venda e compra para alcançar melhores resultados, mas não esqueça de trabalhar assuntos factuais. Elas são importantes para mostrar que você está por dentro do que está acontecendo no mundo, além de trazer veracidade ao que você fala e humanizar sua marca.
Invista em recursos multimídias nas redes sociais — Nada chama mais a atenção do seu cliente do que imagens bonitas que valorizem o seu produto. Se você quer vender mais, a dica é: invista em fotos! Para quem tem um negócio local, com base estabelecida, produzir boas fotos valoriza o que você tem de forte para oferecer aos seus clientes. Você também pode investir em vídeos. Existem inúmeros formatos e opções de conteúdo que você pode trabalhar.
Converse com seu público — Não deixe de responder comentários ou mensagens enviadas no chat particular. Caso algum dos comentários seja negativo, responda com educação e ofereça soluções ao problema. Se as reclamações de um mesmo problemas são comuns é preciso resolver alguma falha crônica no seu negócio. Para negócios locais a insatisfação da clientela significa prejuízo nas vendas.
Google Meu Negócio — Essa é uma ferramenta gratuita do Google e essencial para qualquer negócio. Com ela, você preenche uma lista com informações da empresa, como endereço, telefone, horário de funcionamento e palavras-chaves. Assim, os dados importantes aparecem no buscador e no Google Maps, facilitando para o usuário encontrá-lo.
Invista em tráfego pago — Tanto no Google quanto no Facebook e Instagram é possível você patrocinar postagens. Essa prática é interessante pois você consegue definir quem você quer alcançar com o seu anúncio. Por exemplo, é possível você escolher idade, gênero, interesse e região do seu público, assim seu anúncio será exibido exatamente para quem pode ser tornar um possível comprador do seu produto.
Feedback — Em geral existe mais chances de uma avaliação negativa ser compartilhadas do que elogios. Pesando nisso, você pode lembrar seus clientes, seja por meio de um e-mail de pós-venda com um recado simpático e uma mensagem por rede social perguntando sobre a experiência da pessoa e pedindo um comentário positivo. Esse comentário, inclusive, pode ser repostado em suas redes mostrando a satisfação de quem consome o seu produto.
Fique de olho — Trabalhar com marketing digital para negócios locais significa que você tem que testar diferentes estratégias. Por isso acompanhe e analise sempre os seus resultados para ver o que funciona e o que não funciona e, assim, adaptar suas estratégias para alcançar melhores resultados.
O marketing digital para negócios locais é essencial para seu empreendimento prosperar e ganhar cada vez mais visibilidade na sua região, no seu bairro, na sua cidade. Mas, como em um navio, é necessário saber usar o leme da sua embarcação corretamente para navegar com segurança em direção aos seus objetivos.
Assim são as estratégias de marketing digital: você precisa saber como cria-las, qual é a mais adequada ao seu negócio e como aplica-la no seu dia a dia. Precisa de ajuda? Fale com a Savannah. Com mais de 15 anos no mercado e com cases de sucesso, a Savannah tem a estratégia certa para o seu negócio local se tornar referência!