Cooperar, trocar experiências e crescer. Este é o objetivo do “Encontrando”, uma das ações do Programa Ando, Pra quê? iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com empresários do setor de turismo dos Campos Gerais e a Rede Gastronômica dos Campos Gerais (RGCG). Na ação “Encontrando”, são realizadas visitas nas 15 empresas que participam do Programa. São duas rodadas, uma já realizada em setembro e a próxima será em novembro.
Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, as visitas permitem a troca de experiências e o benchmarking, que consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada empresa. “São empresários que contribuem com o trabalho dos parceiros, muitas vezes concorrentes, com sugestões do que pode ser feito ou aperfeiçoado no processo de tomada de decisões de forma mais assertiva. É um trabalho de cooperação, no qual muitas vezes os empreendedores se identificam com a “dor” do outro” e, dessa forma, conseguem dar sugestões, superando problemas com criatividade, sendo mentores da causa”, observa Nádia.
Na primeira rodada, que aconteceu de 10 a 14 de setembro, foram visitadas empresas em Ponta Grossa, como a Pátio Bella Vista Hamburgueria, Vila Coruja Festas, Cervejaria Brauerei Schultz, Bellumo Massas, Villa Margarida, Hotel Planalto, Sandu-it, Luds Hotel, Panificadora Brioche e Sabor pra Vida. Em Castro, o Hotel Borgen recebeu os empresários e, em Carambeí, o Parque Histórico de Carambeí e a Frederica´s Koffiehuis.
O Parque Histórico de Carambeí recebeu os gestores do Hotel Luds, Panificadora Brioche e da Frederica´s Koffiehuis. Para a assessora de Comunicação do Parque, Ana Paula Bomfim, a ação foi válida pela troca de informações. “Quem está de fora pode, na maioria das vezes, ver a solução do outro com outros olhos, de uma forma mais fácil. Além disso, alguns problemas já podem ter sido enfrentados pelos demais”, considera. O Parque Histórico de Carambeí visitou empresas como o Hotel Planalto e Frederica´s Koffiehuis.
Para diretora executiva do Hotel Luds, Debora Slud, a iniciativa contribui com o empreendedorismo e os negócios. “Essas conversas e reflexões com outros empresários nos dão motivação para continuar o nosso trabalho, pois em muitas delas, vimos que os desafios enfrentados são comuns. Pensando juntos, somando as experiências, encontram-se soluções mais práticas”, avalia a empresária.
Programa Ando, Pra quê?
O Programa Ando, Pra quê? é composto por três módulos, cada um deles com três meses de duração, além de workshops e consultorias, que acontecem na Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa. No primeiro módulo “Fazer Por quê?”, é tratado o tema gerenciamento, com ferramentas e estratégias que ajudam rumo à excelência da gestão.
O segundo módulo “Eu falo grego?”, com o tema liderança, objetiva aumentar o engajamento dos liderados e, o último “O que fazer com o caixa?”, iniciou na última quinta-feira (20), com o tema inovação. “No terceiro módulo, os empresários vão criar ou aperfeiçoar produtos e serviços. Eles terão três meses para desenvolver isso e, ao final, faremos um evento para o lançamento das novidades”, adianta a consultora do Sebrae/PR.
Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente