Atividade contou com palestras e debates sobre novas formas de fortalecer a participação das mulheres no universo dos negócios
Unidas no propósito de fortalecer suas potencialidades e vencer os desafios do mundo dos negócios. Assim foi a manhã deste sábado (18) para as participantes do evento “Empreender: verbo feminino “, realizado pelo Sebrae/PB, em João Pessoa, e que integra a programação da instituição para celebrar o mês da mulher. A ação acontecerá ainda nas cidades de Cajazeiras, no dia 22, e em Campina Grande, no dia 28 deste mês.
Realizado em uma dinâmica de conversa e troca de ideias entre palestrantes e empreendedoras participantes, um dos destaques do evento foi a presença da ativista e empreendedora social Kamila Camilo, que já levou sua voz em prol da justiça social e equidade para diversos eventos nacionais e internacionais, a exemplo do Fórum Econômico Mundial.
Em sua fala, ela reforçou a importância das mulheres se inspirarem umas às outras e de atuarem em rede para fortalecer suas comunidades. “O mundo descreveu pra gente uma competição feminina que, na real, não precisa existir. Se a gente fizer junto, uma comunidade de mulheres faz com que os nossos empreendimentos prosperem. Os dados já mostram que as mulheres unidas movimentam a economia melhor, investem não só no cuidado com as crianças, mas na educação, o que promove melhorias a longo prazo para as comunidades, formando cidades mais seguras”, frisou Kamila Camila.
Quem também destacou a importância das mulheres em fortalecer a economia à frente dos seus negócios foi a empreendedora Cristina Heim. “Temos a essência de empreendedora, mas para que a gente tenha sustentabilidade nos nossos negócios, temos que nos desenvolver como gestora e buscar conhecimento sempre. Focar na gestão da empresa sem perder o brilho e o lado empreendedor”, orientou. Por sua vez, a mentora de negócios Geane Amaral reforçou a importância do evento para a troca de ideias entre as empreendedoras. “Essa troca de ideias é muito bacana. Nós temos que estar juntas. São muitos os desafios, mas, podemos nos unir, nos ouvir e potencializar nossos negócios”, completou.
O evento também contou com a participação do público, com apresentação de cases, como foi o caso da enfermeira Carolina Mangueira, que atua na área de estética feminina e há cinco meses está empreendendo. “Sempre busquei um diferencial para o meu negócio. Sempre buscando algo que eu pudesse investir em mim, sair da minha zona de conforto”, falou.
Conexão social – A analista técnica do Sebrae/PB, Renata Câmara, lembrou da importância do Empreender: Verbo Feminino para fortalecer as lideranças de mulheres em seus negócios, suas comunidades e no desenvolvimento da economia de onde vivem. “Desde que realizamos a primeira edição, que foi em 2020 e totalmente on-line por conta da pandemia, nós vimos a necessidade de expandir esses debates para outras cidades, além de João Pessoa. A ideia é congregar um número maior de mulheres empreendedoras em torno dos desafios, tendências e temas importantes para que elas possam ficar antenadas, fazendo networking e construindo relações para fazer a diferença no mercado de trabalho”, destacou a analista.
Próximas cidades – Além de João Pessoa, o evento ‘Empreender: verbo feminino’ será realizado no próximo dia 22, em Cajazeiras, no Sertão, e no dia 28, em Campina Grande. As inscrições para as atividades nas duas cidades continuam abertas, por meio dos links: https://www.sympla.com.br/evento/empreender-verbo-feminino-cajazeiras/1910969 (Cajazeiras) e https://www.sympla.com.br/evento/empreender-verbo-feminino-campina-grande/1901260./ (Campina Grande).