Estudantes e professores dos ensinos médio e superior participaram, de 8 a 10 de novembro, do Hackathon Educação Empreendedora, no Sebrae Space, durante a feira Inventum, em Pato Branco. O evento contou com 32 integrantes de Pato Branco, Dois Vizinhos, Clevelândia e Francisco Beltrão e trabalhou com temas relacionados ao empreendedorismo e ao novo sistema educacional estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. Cinco projetos foram apresentados à banca julgadora, que teve integrantes do Núcleo de Startups do Sudoeste (Sudovalley) e das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação de Pato Branco, parceiros do Sebrae/PR na maratona de programação. Edson Mackeenzy, eleito o melhor mentor de negócios do Brasil em 2018 pela Associação Brasileira de Starutps (ABStartups), também auxiliou estudantes e professores na formatação dos projetos.

Os três melhores projetos foram premiados. A primeira colocação ficou com a equipe Aim Cash, dos integrantes Rodrigo Picolo, Lucas Chinarelli, Giovani Henrique de Oliveira, Alex Wedsday Camelo e Djuliana Ribas. Eles apresentaram uma plataforma digital que une pais, alunos e professores. São estabelecidas metas e, conforme essas são alcançadas, os pais ou padrinhos contribuem com bonificações. Os valores movimentados na plataforma serão aplicados em fundos de investimentos. Como premiação, toda a equipe receberá ingressos, transporte e hospedagem na Campus Party, em São Paulo, no início do ano que vem.

O segundo lugar foi da equipe JS, com a plataforma digital “I decide”, que foi pensada para tirar dúvidas e permitir o acompanhamento dos planos de aulas dos professores. Eles receberão quatro ingressos para a Campus Party 2020. A terceira melhor classificada foi a meuProgresso.com, plataforma para web que permite análises e informações sobre as competências dos alunos, especialmente na área comportamental. O prêmio: dois ingressos para a CP 2020.

Rodrigo Picolo, integrante da equipe vencedora, ainda não havia participado de um hackathon.

“Foi uma experiência muito positiva. A troca de experiências e os conhecimentos adquiridos com as mentorias serão de grande ajuda. Pretendo participar dos próximos hackathons”, adianta. Picolo revela também que a equipe continuará desenvolvendo a solução apresentada na maratona de programação.

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, ressalta que a Base Nacional Comum Curricular é uma temática nova e que inovar em Educação é um desafio.

“No Hackathon Educação Empreendedora, trabalhamos também com alunos e professores do Ensino Médio, que é a base para o processo de qualificação desejado pelo Sebrae para desenvolvimento da educação empreendedora junto aos jovens”, comenta Elizandro.

O consultor do Sebrae/PR também se disse surpreso com o nível dos projetos apresentados, muitos com modelos de negócios praticamente prontos.

Contato para imprensa:
Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – (41) 3330-5895 / (41) 99232-0502
www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais