Foi-se o tempo em que era dado como certo que os profissionais de humanas não precisavam ter contato com números. Com todas as mudanças no mundo por meio da inteligência de dados, quem deseja ter bons resultados precisa andar com o word e excel abertos. 

Contudo, diante de todas essas mudanças, alguns termos ficaram um tanto quanto dúbios. Pensando nisso, hoje vou falar sobre algumas métricas e a forma como são utilizadas na Savannah Comunicação. É importante destacar que não é algo absoluto e você pode até entender de forma diferente algumas dessas definições, mas é importante definir quais serão aplicadas para o seu trabalho, assim como seus parâmetros.

Para as redes sociais, entendemos como métricas:

Total de interações: soma de reações, comentários, compartilhamentos, salvos, exceto mensagens diretas;

Total de contatos: soma de todos os contatos privados e comentários;

Taxa de interação: total de interações dividido pelo alcance da página/post;

Taxa de engajamento: total de interações dividido pelo número de fãs da página;

Conteúdos com mais e menos interações.

Para sites, no Google Analytics, usamos:

Sessões: total de usuários (cookies) que entraram na sua página;

Tempo de permanência: tempo em que o usuário fica ativo no site;

Páginas mais acessadas: páginas com os melhores números de sessões.

Claro que aqui apresentamos uma amostra do que fazemos para os clientes, mas vale a pena você pegar esses dados e tentar misturar para ter seus próprios índices. Dependendo da sua necessidade, pode levar em conta o total de check-ins, índice de comentários positivos e outros exemplos que façam sentido para o seu negócio.

Por fim, destaco que conhecer essas métricas é de suma importância. Afinal, por meio delas você irá efetivamente demonstrar se os resultados estão de acordo com o objetivo planejado, já que mudar a rota não é um problema se você tiver a bússola correta.

Abner Tumeo – Coordenador Geral de Estratégias Digitais

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