O “X”​ marca o local

  • janeiro 24, 2020
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Uma frase tão simples, não?! Com certeza você já leu, ouviu ou viu milhares de referências ao tradicional mapa do tesouro, onde as rotas de navegação guiam até um grande “X”, apenas uma letra que indica grande valor. É simples, mas esconde uma complexidade subjetiva incrível, pois o ponto único de encontro entre dois segmentos de retas é uma referência clara de local, é uma representação visual que indica posicionamento, é uma  síntese gráfica capaz de agregar e transmitir informações rapidamente, afinal, é uma marca.

Assim como a caveira na bandeira preta dos navios piratas ou a logo da Nike em seu tênis, uma marca é capaz de apresentar rapidamente o que o texto não consegue. O manto soturno do navio, inflado pelo vento, representa o perigo, intimidação, o conflito e a possibilidade fatal de sucumbir ao caos dos piratas. Representa também que não existe espaço para o diálogo e exerce, através do medo, uma força psicológica imediata.

Tudo isso só é possível porque a percepção social e coletiva desses elementos é bastante difundida, transformando conceitos em cultura. Voltando ao tênis da Nike, você pode se perguntar, por exemplo: Quantas vezes você já assistiu aos comerciais com grandes ídolos do esporte? Ou quantos eventos a marca patrocina? Ou ainda, quantas grandes equipes milionárias vestem uniformes da empresa?

A Nike promove discursos que aproximam as pessoas comuns e seus ídolos em qualquer esporte, defendendo o mérito do esforço e da dedicação. E ao repetir esse discurso na TV, online, em grande eventos, ou em qualquer outro lugar relacionado ao esporte, a empresa tenta te vender os equipamentos, as roupas ou os acessórios que você precisa para chegar mais longe e desafiar seus limites. Ela vende conceito, valor agregado e experiência. Por essa razão, precisa de um reforço de marca constante, para tornar-se cultura.

A MARCA

A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Ela pode valer mais do que aplicações financeiras e contratos empresariais. Agregar valor à marca é uma parte essencial dentro de uma estratégia de marketing. Não adianta ter os melhores produtos ou os melhores preços se a sua marca não é conhecida. O branding reforça a autoridade – e, consequentemente, a confiança do público – da sua empresa. É fundamental reforçar a sua marca antes mesmo de investir em táticas para aumentar as suas vendas.

Voz na mídia:

A marca precisa falar com seu público de forma constante. Sua presença na mídia é muito importante, e não precisa ser apenas através de comerciais. As mídias sociais, os blogs, os influenciadores digitais e a assessoria de imprensa ajudam a colocar a marca no cotidiano do público.

Eventos:

Uma excelente forma de fazer parte da vida do público, gerar interesse para a marca e criar experiência, é através da realização ou participação em eventos.

Criação de conteúdo:

O universo online é feito de informação, então uma forma de ampliar a visibilidade de uma marca nos meios digitais é através da criação de conteúdo. Os vídeos, por exemplo, geram muito engajamento e são bastante eficazes para reforçar uma marca.

Brindes:

Produzir brindes personalizados fortalece a relação entre empresa e público, agregando valor à marca perante seus clientes. Bons produtos são capazes de invadir a rotina dos clientes e colocam a empresa nas suas vidas de forma constante.

Veja abaixo outras ações que contribuem para o reforço da marca:

 

  • Divulgações em pontos de venda e distribuição;
  • Seminários, feiras e congressos;
  • Periódicos;
  • Patrocinar eventos, esportes e personalidades;
  • Promover sorteios.

 

IDENTIDADE

Para concluir é importante lembrar que uma marca só será capaz de “marcar”, se ela tiver uma identidade sólida. Se preocupar com o desenvolvimento de uma identidade visual própria é sempre o primeiro passo. A criação de uma linguagem que alcance o público alvo da empresa e transmita credibilidade e conceito é um desafio, mas buscar por isso é o que fará com que ela se destaque em meio à concorrência. A escolha do logo, a sonoridade do nome, o uso de cores e todos os demais elementos usados para desenvolver a marcar devem estar de acordo com a mensagem que a empresa deseja transmitir ao público.

 

Homero Meyer,
Coordenador Geral de Criação.

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