Evento do NTI teve apoio da Regional Sul do Sebrae/PR

Para homenagear as profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e de outras áreas, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres (8 de março), o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) promoveu, na noite desta quinta-feira (15), palestra com a administradora de empresas e consultora Indakéia Marisol Lima, de Curitiba. Com 32 anos de experiência no mercado de trabalho, Indakéia falou sobre “O Poder Transformador da Mulher” para mais de 160 mulheres, no restaurante Bela Casa Grill, em Pato Branco. Após a palestra, houve sorteio de brindes e jantar de confraternização.

Na palestra, Indakéia abordou vários assuntos relacionados com o mercado do trabalho, inclusive os assédios sexual e moral.

“As mulheres precisam validar o seu poder. E também saber como evitar o assédio, como se comportar nessas situações, para que elas possam buscar o empoderamento feminino não só nessa questão, mas em outros aspectos”, ensina a consultora, que é credenciada do Sebrae/PR.

Para a palestrante, para poder transformar, a mulher precisa, primeiramente, de autoconhecimento.

“Saber seu verdadeiro potencial é o início. A mulher tem capacidade de articulação muito grande e visão sistêmica, que já está no DNA, pois desenvolve várias atividades ao mesmo tempo. E a mulher tem esse olhar mais sensível, consegue perceber as deficiências da comunidade, articular usando o jeitinho feminino”, completa.

O presidente do NTI, Mauri Cesar Dengo, conta que esta é a segunda edição do evento (o primeiro aconteceu em 2016) e que a entidade pensa em fazer edições a cada ano.

“Nosso objetivo é valorizar ainda mais as mulheres do nosso setor e também de outras áreas. E possibilitar que elas compartilhem informações, troquem experiências. Muitas mulheres estão no comando de empresas, de equipes. Nada melhor do que reuni-las e celebrar a força feminina na sociedade”, exalta Mauri.

O consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, ressalta que o Sebrae/PR, além de ser parceiro em várias iniciativas relacionadas ao setor de tecnologia, também busca reconhecer e fortalecer a representatividade das mulheres de TI.

“As mulheres compõem uma força significativa no mercado de trabalho e estão alcançando posições de igualdade nas empresas e em outros segmentos da sociedade. Valorizar a competência das mulheres faz parte das ações do Sebrae/PR”, aponta Elizandro.

Mari Olivo Viana, diretora da Koinonia Software, empresa de Pato Branco, avalia que a palestra levantou questões importantes sobre o empoderamento feminino.

“O evento propôs uma reflexão às mulheres que estiveram na palestra. Que temos que nos enxergar como somos, não como muitas vezes as pessoas nos vêem”.

A empresária também destacou que as mulheres vêm conquistando espaços em muitas áreas novas, como a de TI.

“O ambiente hoje já é mais liberal. As mulheres estão descobrindo novas áreas, entrando em setores como suporte, vendas, estão mais integradas. Mas, ainda precisamos trabalhar bastante para desmistificar que TI é só coisa de homem”, completa.

Marcia Painim, gerente da unidade do Sesi Senai de Pato Branco, ressalta que a parceria com o NTI tem o objetivo de reforçar a discussão sobre o empoderamento feminino.

“Temos que valorizar nosso trabalho e o dinamismo que temos, como esposas, mães, donas de casa, empresárias, trabalhadoras. Continuar nessa luta, que nos gratifica, e buscar os nossos direitos na sociedade, no trabalho, nas nossas relações, mas sem perder a delicadeza, o amor e a gratidão, que são características femininas”, aponta Marcia.

Simone Lopes Barboza, analista de suporte da Supera Sistemas, elogiou os conteúdos da palestra, especialmente aqueles relacionados com as particularidades da vida cotidiana.

“A mulher não tem só o trabalho, tem que cuidar da casa, da família, são vários desafios”, diz. Simone observa que várias barreiras ainda precisam ser superadas, mas que muitas situações mudaram.

“Na área de TI, o relacionamento com os colegas de profissão é muito bom. Mas, ainda acontecem fatos no atendimento aos clientes. Por ser mulher, eles pedem para falar com o suporte, pensando que são apenas homens que atendem. É mais um campo que estamos desbravando”, finaliza a analista.

Realização
A palestra Mulheres Brilhantes teve o apoio do Sebrae/PR, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Sicoob, IDS, Koinonia, Supera Sistemas, Viasoft, Bitz, Ampernet, Xpert, ControlGás, Sistema Fiep Sesi Senai, restaurante Bela Casa Grill, ACEPB – Associação Empresarial de Pato Branco, Diário do Sudoeste, revista MODAA e Planta Garden.

Assessoria de Imprensa
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais