Espaço vai receber, durante a feira, palestras, painéis, meetups, além de exposições de projetos inovadores e tecnológicos voltados para o agronegócio
Desafios entre startups, hackathon, palestras, painéis e meetups formam a programação do Pavilhão Smart Agro durante a 58ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2018). Os eventos serão realizados numa parceria entre a Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sebrae/PR, comunidade Redfoot, e prometem agradar não apenas membros de startups e empreendedores, mas o público geral que frequentar o Parque Ney Braga de 5 a 15 de abril.
O consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, conta que uma batalha de pitches será realizada pela primeira vez durante a feira. O Red Fight é uma competição de startups, que apresentarão seus projetos e ideias de negócios em poucos minutos a uma banca avaliadora formada por empresários, investidores e representantes de entidades. A temática é aberta e as inscrições vão até esta sexta-feira (6). Os pitches serão realizados nesta sexta, sábado e domingo (8), das 15h às 19h, na Arena Redfoot, montada dentro do pavilhão.
A arena será palco de outros eventos ao longo da feira, como os paineis Marketing 4.0, no sábado (7), Mulheres da Tecnologia e do Agro, no dia 8, e DEV (sigla usada pelos profissionais da área de desenvolvimento de sistemas e programação), 11. O espaço também receberá o IOT Day Agrobusiness, na terça-feira (10), e o meetup com Nicolas Romano na próxima quinta-feira (12). Todas as informações sobre os eventos dentro do Pavilhão Smart Agro estão disponíveis no site: www.expolondrina.com.br/agenda-diaria.
Já o auditório do pavilhão receberá duas palestras com temáticas de interesse do público em geral. A primeira ocorre nesta sexta-feira (6), a partir das 19 horas, com Sandro Magaldi, expert em gestão estratégica de vendas do país, que falará sobre “O Empreendedorismo em uma Sociedade em Transformação”. Na segunda (9), às 19 horas, o papo será com Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, e o tema “Feel de Future” – em tradução livre, “Experimente o Futuro”.
Além dos eventos, quem passar pelo Pavilhão Smart Agro durante a ExpoLondrina 2018 poderá conferir a exposição de soluções tecnológicas e inovadoras trazidas por startups. No estande do Sebrae/PR, os visitantes encontrarão informações sobre os projetos de startups e de Tecnologia da Informação (TI) em Londrina e região.
Para o consultor Lucas Ferreira, Londrina caminha para se tornar referência nacional em agritech. Ele destaca que a cidade possui aceleradora, uma vertical de agronegócio dentro da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL, centro de empreendedorismo e hackathon com projetos na área, além de uma governança atuante. “Londrina começa a se posicionar como destaque por todos esses ativos e um grande volume de projetos voltados para a inovação e agronegócio”, afirma.
A líder de comunicação da Arena Red Foot e membro da comunidade Red Foot, Danhara Gomes, diz que quem visitar o pavilhão encontrará muito conteúdo sobre empreendedorismo, inovação, tecnologia, marketing digital, agronegócio. Segundo ela, é importante fomentar o ecossistema de startups da região e oferecer oportunidades para novos negócios e soluções dentro do território. A infraestrutura e os eventos organizados dentro do espaço são voltados para quem é aspirante a empreendedor, quem já possui um negócio e também para curiosos que se interessam por tendências.
O diretor comercial da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Nivaldo Benvenho, lembra que este é o segundo ano de atividades do Pavilhão Smart Agro durante a feira. Segundo ele, em 2018, os visitantes poderão conferir de perto as soluções desenvolvidas pelas startups que participaram do primeiro ciclo de aceleração da Go Agritech, aceleradora da SRP. “O quadro de apresentações, palestras e eventos está muito superior ao do ano passado”, garante. Ele destaca a importância de as entidades trabalharem em conjunto para a criação de um ecossistema sustentável.
Hackaton Smart Agro
Dentro do Pavilhão Smart Agro também acontecerá a terceira edição do Hackathon Smart Agro, com o tema “Os desafios do setor para inovar e melhorar a rentabilidade no campo”, nos dias 13, 14 e 15 de abril. Os 60 inscritos vão desenvolver, durante a maratona, soluções para demandas tecnológicas levantadas por seis grandes empresas do setor: Adama, Agro 100, Bela Agrícola, GDM Seeds, Genesis Group, e Integrada Cooperativa Agroindustrial.
Além de oferecer mentorias nas áreas de Agro, Tecnologia e Gestão e compor a banca avaliadora dos projetos, as empresas vão oportunizar a validação dos modelos de negócios em suas unidades, tanto nas sedes administrativas como no campo. Elas também irão apoiar as novas startups no contato com principais clientes e investidores. Os três melhores projetos serão premiados ao final da competição.
O Hackathon Smart Agro é organizado pela Sociedade Rural do Paraná, Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina e Região (APL de TI), Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sebrae/PR, Senai Londrina-PR.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895