Programa reconhece gestão empresarial, segurança e a qualidade alimentar de produtos paranaenses
Oito empresas da região oeste do Paraná receberam na última sexta-feira (24), o Selo Alimentos do Paraná. A chancela reconhece a eficiência na gestão, segurança e qualidade alimentar de produtos de agroindústrias, indústrias e empreendimentos que beneficiam alimentos e bebidas de pequeno porte. Realizado pelo Sebrae/PR, com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Programa Selo Alimentos do Paraná tem como objetivo promover e oportunizar a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão.
Ivan Guilherme Pereira, é gestor da Nutrifort Hortifruti, de Toledo, empresa que recebeu o Selo pela terceira vez. Para ele, o Selo gera credibilidade para produtos e empresa. “Há três anos, ingressamos no Programa Selo Alimentos do Paraná para fazer melhorias nos processos da empresa. Desde então, percebemos o crescimento da empresa e entendemos que o processo é importante não só para melhorar a qualidade do produto, como para criar um ambiente mais participativo junto aos colaboradores, que se sentem parte ativa da conquista”, observa.
Já a empresária Mariana Muciatto, sócia-proprietária da Tia Mari Massas, também de Toledo, destaca que o processo eleva a confiabilidade do mercado. “É o primeiro ano em que conquistamos o Selo e, desde que entrei na empresa, já estava focada na organização da qualidade. Eram processos que estavam acontecendo, mas com o direcionamento do Sebrae, as adequações foram mais palpáveis, principalmente na parte burocrática. Existiam muitas questões que nós já colocávamos em prática, mas ainda não evidenciávamos. Com o Programa e todo o período de treinamentos, consultorias e visitas, passamos a ver estas ações com outros olhos e tivemos a chance de valorizar ainda mais o nosso trabalho”, relata a empresária.
Para a sócia-proprietária da Gimores Alimentos, de Cascavel, Ana Paula Mores Silva, a conquista do Selo abre portas para novos negócios. “Organizamos a nossa empresa por completo, o que gerou muito aprendizado e fez com que a equipe de colaboradores tenha ainda mais responsabilidade sobre cada atividade desempenhada. Conquistamos também, além do Selo Alimentos do Paraná, a certificação no Sisbi, que nos autoriza a vender nossos produtos em todo o território nacional. A partir disso, conquistamos dois novos clientes, estamos organizando a parte do marketing da empresa e queremos lançar pelo menos uma novidade ainda neste ano”, conta.
O Programa
Ao aderir ao Programa do Selo Alimentos do Paraná, as empresas participam de atividades como capacitações, treinamentos e consultorias, num período que pode durar entre 5 e 10 meses. Depois, ocorre a fase de avaliações junto ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que analisa questões como qualidade dos processos, gestão empresarial, análises laboratoriais dos produtos e auditorias. Os empreendimentos que receberem as melhores pontuações são premiados com o Selo.
“O empresário está cada vez mais preocupado com a qualidade e a segurança dos alimentos e nós queremos fazer com que as empresas busquem diferenciais para o mercado. Um dos caminhos é a obtenção de certificações. Aqui na região temos quase 25 empresas com o Selo Alimentos do Paraná e agora fizemos a entrega para as oito que obtiveram a chancela recentemente. É uma conquista que assegura a qualidade e melhora a competitividade das empresas vencedoras”, completa o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.
As oito empresas que receberam o Selo Alimentos do Paraná foram: Adipro (Toledo); Casa Bella Pães (Medianeira); Gimores (Cascavel); Império das Massas (Marechal Cândido Rondon); Nutrifort Hortifruti (Toledo); Pasa Espetinhos (Cascavel); Terra Mate (Cascavel) e Tia Mari Massas (Toledo).
Além do Selo Alimentos do Paraná, a comunidade de empresários participantes do Programa pretende realizar reuniões a cada trinta dias para discutir tendências, inovações e outros assuntos pertinentes para o fomento da área de alimentos e bebidas na região oeste do Paraná.