Analista do Sebrae destaca dicas e as oportunidades proporcionadas pela data mais doce do ano
Apesar de ser um dos principais símbolos da Páscoa, o ovo de chocolate não é o único produto demandado pelo público nesse período do ano. Com o passar do tempo e diante das mudanças de perfil dos consumidores, produtos como brownies, bolos, bombons e outras sobremesas também conquistaram espaço relevante no mercado, ampliando as possibilidades para quem deseja atrair a atenção do público e incrementar as vendas. Por essa razão, o Sebrae/PB elencou algumas dicas para auxiliar os pequenos negócios na preparação voltada a essa data comemorativa.
A primeira sugestão é a de apostar na criatividade para oferecer produtos diferenciados, que tenham como insumo não só o chocolate, mas também outros tipos de doces que possam atrair diferentes perfis de consumidores. Além da diversidade de insumos, também é valido apostar em doces e sobremesas para diferentes nichos de público: pessoas com restrições alimentares, produtos fitness, produtos interativos e coloridos para crianças, doces personalizados para presentear, entre outas opções que estejam de acordo com a realidade e o perfil de cada empresa.
Foi essa a estratégia que a empreendedora Renata Almeida adotou em seu negócio. Proprietária de uma empresa que comercializa produtos da gastronomia regional e kits para presente, Renata destaca a oportunidade que as datas comemorativas trazem não só para incrementar as vendas, mas também para a disseminação dos valores da empresa.
“A Páscoa é um momento de renovação, portanto uma excelente oportunidade de presentear as pessoas com algo novo, diferente e que comunique valores relacionados a novos costumes e novos hábitos. Para nós, é uma oportunidade de reforçar os conceitos de um consumo mais ético e sustentável e de chamar atenção das pessoas para mudanças de hábito, uma vez que incentivamos o consumo de produtos locais, reforçando todos os impactos positivos da cadeia, desde a valorização do produtor local, até o aproveitamento dos recursos naturais do bioma”, enfatizou a empreendedora.
Ainda falando sobre as datas comemorativas, Renata também destacou a importância da criatividade. “Para se destacar em um mercado competitivo, o empreendedor tem que ser criativo. O mercado está cheio de gente repetindo padrões e fazendo mais do mesmo. Seja diferente! Tanto como empreendedor quanto como consumidor. Na hora de oferecer serviços e produtos, ofereça algo que se destaque do mercado. Seja criativo! E na hora de presentear, surpreenda com produtos diferentes, com presentes que contém histórias, que tenham propósito e que causem impacto na vida das pessoas”, afirmou a empresária.
Por sua vez, a analista técnica do Sebrae/PB, Germana Espínola, ressaltou que além de gerar oportunidades de incrementar as vendas para quem já atua nesse mercado de confeitaria, a Páscoa também pode ser um momento favorável ao surgimento de novos negócios ou produtos. “Para as pessoas que ainda têm o sonho de iniciar um pequeno negócio nesse segmento, a Páscoa é uma das datas mais atrativas para o empreendedor testar o seu produto no mercado”, pontuou.
Outra dica importante, segundo a analista do Sebrae, é se planejar para atender demandas tardias. “Nós sabemos que algumas pessoas acabam deixando as compras para a última hora, então é importante que o empreendedor tenha um planejamento estratégico para atender essas demandas e se beneficiar com elas”, explicou Germana Espínola, ao acrescentar que o empresário também precisa estar atento a questões como divulgação, agilidade no atendimento, apresentação e entrega dos produtos.