Analista do Sebrae destaca contribuição do serviço para o fortalecimento do ambiente de negócio dos municípios se
Reunir e desburocratizar o acesso a serviços importantes para quem já é empresário ou pretende abrir um pequeno negócio. Essa é a missão da sala do empreendedor, espaço criado pelas gestões municipais para oferecer orientação empresarial e capacitação, de modo a contribuir com o fortalecimento do ambiente de negócio local. De acordo com o Sebrae/PB, que é parceiro das prefeituras nesse processo, o estado já conta com 130 salas e casas do empreendedor, distribuídas em todas as regiões do estado.
De acordo com a analista técnica da instituição, Nelijane Ricarte, a instalação das salas do empreendedor é um dos eixos previstos pela Lei Complementar nº. 123/2006, popularmente conhecida como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, criada com o objetivo de tornar os pequenos negócios mais competitivos através de um ambiente econômico mais favorável.
“A sala do empreendedor é um espaço voltado aos empresários locais, com o intuito de orientar desde a abertura até a competitividade desses negócios nos municípios. Nesse espaço, o empresário ou potencial empreendedor encontra orientação para abertura, alteração e baixa de empresas, além de auxílio no processo de gestão do negócio”, explicou Nelijane Ricarte.
Ainda conforme a analista, “o Sebrae é um grande parceiro das salas do empreendedor, contribuindo para a capacitação dos atendentes e agentes de desenvolvimento municipais, de modo que os empresários locais possam ter assistência para a gestão e abertura de seus negócios”.
Serviços – Nas salas do empreendedor, é possível encontrar serviços como a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DAS-MEI), orientação para a declaração anual da categoria, processo para abertura, alteração ou encerramento de empresas, orientação para o crédito e capacitações sobre gestão, finanças, marketing e atendimento.
Entre as 130 salas e casas do empreendedor que estão em funcionamento na Paraíba, três foram inauguradas durante o mês de abril, em Campina Grande, São Vicente do Seridó e Nova Floresta. Esta última foi aberta nesta terça-feira (25), em comemoração ao Dia Municipal do Empreendedorismo. Já nesta quarta-feira (26), também entra em funcionamento a sala do empreendedor de Casserengue, localizada na região do Curimataú paraibano.