Com o objetivo de se tornar uma cidade inteligente e inovadora, a Prefeitura de Ponta Grossa, através do ecossistema de inovação Vale dos Trilhos, e com o apoio do Sebrae/PR, lança na próxima terça-feira (16), o edital Sandbox Regulatório. Por meio da chamada pública serão selecionados até seis negócios inovadores para o ambiente experimental, para que possam testar e validar suas tecnologias antes de aplicá-las na versão final. O evento acontece no auditório B, no Cine Teatro Ópera, das 18h45 às 20h45, e é aberto ao público em geral. A inscrição é gratuita.

“Todos estão convidados para compartilharmos nossos primeiros passos para a construção de uma Ponta Grossa inteligente, com essência criativa e inovadora, em prol do desenvolvimento sustentável”, explica a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Prefeitura de Ponta Grossa e presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani. Com o modelo regulatório, é possível evitar que riscos e falhas ocorram durante o processo de execução. O formato permite uma melhor compreensão de produtos, serviços e processos no período de desenvolvimento e testagem.

“Com a regulamentação do Sandbox, o Vale dos Trilhos alavanca o setor de inovação em Ponta Grossa, garantindo condições para aumentar a atração de investimentos e a possibilidade de sucesso de soluções inovadoras”, avalia Tônia.

Na ocasião também serão apresentados cases e soluções voltados para as cidades inteligentes através das governanças da construção civil e do varejo, que são os responsáveis pelo desenvolvimento dos setores de forma inovadora e o fortalecimento do ecossistema local.

“Não é possível pensar em desenvolvimento, sem pensar em sustentabilidade. É fundamental que as governanças possam propor soluções que possibilitem que as cidades sejam capazes de responder adequadamente às necessidades básicas das instituições, empresas e dos próprios habitantes, nos níveis econômico, operacional, social e ambiental”, avalia a consultora do Sebrae/PR, Maísa Silvestrin.

O objetivo é incentivar o poder público, instituições de ensino, empresários, entre outros, para a adoção de ideias inovadoras em seus locais de atuação. O evento contará com a participação do diretor de Negócios e Inovação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Rodrigo Regis, que vai conduzir a palestra ‘Cidades Inteligentes’.

Compartilhe nas redes sociais