Reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze foi concedido a 41 PAs, por bons índices em atendimento

Durante Encontro Estadual realizado nesta quinta-feira (14), nas Regionais do Sebrae/PR em Cascavel, Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Maringá e Pato Branco, o Sebrae/PR concedeu o Selo de Referência em Atendimento 2019 a 41 Pontos de Atendimento ao Empreendedor do estado. O objetivo do Selo é reconhecer a rede de parceiros pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. Dos 43 Pontos de Atendimento do Paraná, 41 aderiram ao processo para obtenção do Selo e todos alcançaram a pontuação mínima necessária para receber a chancela.

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/PR e funciona em parceria com associações comerciais, sindicatos, cooperativas de crédito e Instituições de Ensino Superior. O objetivo é que estes espaços conectem os empreendedores (que pretendem abrir um negócio ou que já têm empresa consolidada) aos produtos e serviços do Sebrae/PR e seus parceiros.  Os espaços levam orientações em áreas como acesso a mercados, melhoria em processos, inovação, tecnologia, aumento nas vendas, redução de custos e compras públicas.

“A rede de Pontos de Atendimento é importante porque ela atinge quase todo o Paraná levando soluções para as pequenas empresas. Hoje, em seis eventos simultâneos, reunimos os PAs e tratamos dos principais desafios e dos investimentos que estamos fazendo para oferecer o melhor serviço possível ao empreendedor paranaense”, detalha Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.

No Paraná, são 43 Pontos de Atendimento ao Empreendedor que, juntos, desenvolvem as atividades em 327 municípios. Em 2018, 22.795 empreendedores foram atendidos nos PAs do estado. Os serviços mais procurados foram orientação (com 17.476 atendimentos); informação (com 8.788) e consultorias (com 2.877). Além disso, os Pontos também realizaram 348 oficinas, 169 palestras, 51 rodadas de negócios, 111 cursos, 65 seminários, 6 missões e 3 feiras. Na avaliação dos clientes referente ao período, os PAs obtiveram índice de 9,31 em satisfação geral e 8,69 de aplicabilidade nos conteúdos.

Premiados

A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitos Atendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade; Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções para Clientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento, Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâmetros Mínimos de Desempenho). Pontos de Atendimento que obtiveram entre 75 e 80 pontos receberam o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.

Viviane Bastazini, representante do Ponto de Atendimento ao Empreendedor da Amic, em Cascavel, garante que o reconhecimento é importante para impulsionar os trabalhos. “Essa é a primeira vez que o nosso PA recebe o Selo e começar recebendo o Selo Ouro nos dá uma alegria sem tamanho. É uma sensação maravilhosa porque o Selo confirma todos os nossos esforços. Agora, o desafio é continuar trabalhando com amor, procurar inovar para atender o nosso cliente e entender ainda mais o que cada um precisa para o seu negócio”, reforça.

Outro destaque na região oeste foi o PA de Quedas do Iguaçu que, pela terceira vez consecutiva, recebeu o Selo Ouro. “Nós, de Quedas do Iguaçu, consolidamos um trabalho bem feito e chegamos até aqui com este histórico de reconhecimento. Quedas do Iguaçu é uma cidade que lutou muito, passou por momentos bem difíceis e hoje está muito forte, mostrando que é um município aberto para novos negócios e empreendimentos. Portanto, eu agradeço aos colegas do PA por todo trabalho e, principalmente, aos nossos clientes, que confiam na nossa atuação para melhorarem o ambiente de negócios local”, enfatiza Diego da Costa, representante do PA de Quedas.

Classificação

Na categoria Bronze, foram reconhecidos os PAs de Curitiba – CIC – Positivo, Pinhais, Astorga e Ibiporã. Na Prata, os PAs de Telêmaco Borba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Paranavaí, Goioerê, Campo Mourão, Maringá, Nova Esperança, Cambé, Londrina – Unifil, Santa Helena, Guaíra, e Chopinzinho foram reconhecidos. Já em relação ao Selo Ouro, os Pontos de Atendimento que conquistaram a chancela foram das cidades de Irati, Pitanga, Jaguariaíva, Guaratuba, Loanda, Cianorte, Andirá, Cornélio Procópio, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Laranjeiras do Sul, Cascavel – Amic, Cascavel – Acic, Assis Chateaubriand, Quedas do Iguaçu, Palotina, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Realeza, São Mateus do Sul, União da Vitória, Capanema e Santo Antônio do Sudoeste.

 

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