Por meio do Programa Cidade Empreendedora, Sebrae/PR e parceiros desejam alavancar o crescimento regional por meio do processo de industrialização do setor

Há alguns anos, o Norte Pioneiro do Paraná se destaca na produção de alimentos e bebidas. A região possui cerca de 400 empresas voltadas para o setor, além de duas Indicações Geográficas (IGs), os cafés especiais e a goiaba de Carlópolis. Atento a esse potencial, o Sebrae/PR e parceiros propõem trabalho conjunto para alavancar o processo de industrialização e buscar o desenvolvimento regional.

Segundo números do Departamento de Economia Rural (Deral) e Emater, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) no Norte Pioneiro foi de R$ 4 bilhões em 2014, o maior já registrado até então. Entre 2010 e 2014, a região foi a que mais cresceu (76%) em VBP em todo o Norte do estado.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello, destaca que o Norte Pioneiro concentra um grande número de empresas do setor de alimentos e bebidas. Elas se instalaram na região pela vasta oferta de matéria-prima. “Não temos um PIB [Produto Interno Bruto] tão bom, mas uma produção in natura muito grande e um excelente VBP. O que falta é o processo de industrialização”, aponta.

É neste sentido que o Sebrae/PR e parceiros propõem criar uma governança para trabalhar o potencial da região. “Dificilmente, uma entidade sozinha consegue implementar as estratégias necessárias para o desenvolvimento regional. Por isso, é importante que todos os parceiros do território conjuntamente ofereçam suas competências em favor de um objetivo em comum”, avalia Capello. Esses parceiros, segundo o consultor, compreendem órgãos públicos municipais e estaduais, cooperativas de crédito, instituições de ensino, entre outros.

“Temos um mercado consumidor gigante muito próximo, que é São Paulo, uma logística de distribuição facilitada pelas rodovias e não utilizamos isso como vantagem competitiva”, argumenta. Capello lembra que a maioria das empresas do setor de alimentos e bebidas instalada na região é de pequeno porte e precisa de apoio para crescer. “O Sebrae/PR propõe, juntamente com todos esses parceiros, melhorar o PIB regional a partir da transformação de produtos”, explica.

As instituições de Ensino Superior instaladas na região, por exemplo, formam profissionais em áreas específicas para o crescimento do setor, como agronegócio, informática e eletromecânica. O diretor-geral do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, destaca que, quando o instituto foi criado, uma consulta pública levantou as principais demandas da região e, dentre elas, estava a necessidade de preparar profissionais para atuar no setor de alimentos.

O IFPR oferece cursos técnicos em alimentos, eletromecânica e informática, licenciatura em química, além do curso técnico de meio ambiente, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), todos importantes para o desenvolvimento das indústrias regionais. “O conselho deliberativo acaba de aprovar um novo curso, de engenharia de controle e automação. Nossa expectativa é de que ele seja ofertado a partir de 2018, mas a confirmação só sairá no edital do vestibular em agosto”, conta. Segundo Fiorucci, instituições parceiras têm atuado conjuntamente e possuem papel importante no desenvolvimento do Norte Pioneiro.

A coordenadora do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), campus Bandeirantes, Laila Herta Mihsfeldt, lembra que o Norte Pioneiro é uma região caracteristicamente agrícola e o curso surgiu a partir de uma demanda para formação de agrônomos. Porém, hoje a universidade prepara profissionais para atuar em todo o Brasil. “Formamos muita gente que vai para fora, especialmente Mato Grosso, Goiás, Nordeste. Precisamos investir para segurar esses profissionais aqui na região”, observa.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.  

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598

Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais