A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Seseg (Secretaria de Segurança, realizou na terça-feira (20/12) curso de qualificação para os GCMs (Guardas Civis Municipais) para utilizarem pistola de eletrochoque do modelo Spark, armas de menor potencial ofensivo, as chamadas menos letais, é de suma importância para garantir a integridade física dos agentes e também imobilizar o oponente sem risco de morte.
O curso foi ministrado pelo inspetor da GCM de Diadema, José Cícero de Sousa, habilitado para capacitar e treinar operadores de Spark. A qualificação teve a carga horária de 12h e contou com atividades teóricas e práticas.
As pistolas de eletrochoque foram adquiridas no início de dezembro, com intuito de aprimorar o atendimento prestado pela GCM. Também foram adquiridos equipamentos de coleta de dados acoplados à Spark, que permitem leitura e armazenamento em relatório sobre a hora, data e o tempo que a pistola de eletrochoque foi utilizada.
O comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva, agradeceu a disponibilidade do inspetor Cícero pela capacitação dos GCMs de São Caetano e pela parceria com o comando da GCM de Diadema.
“Faço meus agradecimentos ao inspetor Cícero e ao comando da GCM de Diadema para habilitar os patrulheiros a operarem com segurança o equipamento sem colocar em risco a integridade dos GCMs, assim como do indivíduo. Essas parcerias são essenciais para o desenvolvimento das GCMs visando sempre os melhorar cada vez mais a segurança dos munícipes e dos patrulheiros”, finalizou Douglas.