Programa para moradores dos bairros oferece capacitações e consultorias gratuitas em várias áreas, para quem empreende ou pretende começar um negócio
Nesta terça-feira, 25 de abril, foi realizada a apresentação da segunda turma do programa Empreend+, promovido pela Prefeitura de Maringá em parceria com o Sebrae/PR. O próximo bairro a ser atendido é o Jardim Borba Gato e redondezas. A apresentação é promovida para as lideranças locais que vão contribuir com a captação de interessados.
O programa traz capacitações gratuitas para os moradores dos bairros. O público-alvo são as pessoas físicas e os aposentados que empreendem ou desejam empreender, seja por necessidade ou oportunidade, os microempreendedores individuais (MEI) formalizados e os empresários de micro e pequenas empresas.
A primeira turma foi realizada entre os dias 20 de março e 6 de abril na Vila Operária e região. Foram oferecidas capacitações, mentorias, autodiagnósticos acompanhados por consultorias e visitas técnicas.
A professora universitária Aline Rosa Marosti participou da primeira turma e decidiu se inscrever no Empreend+ para buscar mais ideias. Ela conta que não tinha conhecimento sobre empreendedorismo e precisava saber por onde começar. Depois das capacitações ela ganhou segurança e agora planeja abrir um negócio digital de aulas particulares.
“Depois de muitos anos como professora eu me vi desempregada, sem saber o que fazer e tendo que dar um jeito na vida. Eu não sabia por onde começar e, em quatro dias de curso, aprendi demais. O instrutor trouxe muito conhecimento e adaptou o conteúdo às nossas necessidades. Agora, me sinto mais segura e motivada”, pontua Aline.
Quem também participou da primeira turma foi a estudante Ana Beatriz Barbosa, que se inscreveu para uma oficina sobre recursos humanos. A intenção era adquirir conhecimento para ajudar na fábrica de roupas da mãe e também para o mestrado que ela faz na área de design.
“O mais importante foi aprender sobre como lidar com as pessoas. Aprendi que toda empresa tem necessidade de uma hierarquização para funcionar, mas isso pode ser feito de forma bem humana. Além disso, muitas vezes, o problema não é o colaborador, mas sim a função que ele desempenha, que nem sempre é a que ele tem mais aptidão”, relata Ana Beatriz.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura – Espaço Empreendedor, buscou a parceria com o Sebrae/PR para levar conhecimentos e capacitações para além da região central.
“É um programa que está fomentando o empreendedorismo nos bairros. Quem vive mais distante do centro nem sempre tem a facilidade de buscar informação. Então, nós vamos até essas pessoas para ajudar na formalização e na busca por crédito”, destaca a diretora do Espaço do Empreendedor, Cássia Mendonça.
“O Empreend+ Maringá oportuniza que os empreendedores dos bairros, que buscam se desenvolver e fazer o seu negócio alavancar, participem de capacitações e oficinas gratuitamente”, reitera o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto.
As capacitações são adequadas às necessidades dos participantes, que podem receber consultorias, visitas técnicas e acompanhar oficinas com temas diversos, como finanças e marketing digital.
“O objetivo é aproximar as pessoas do bairro. Pode ser aquele morador que vende alguma coisa para os vizinhos, um aposentado que precisa complementar a renda e, claro, os MEI e os donos de microempresas. A iniciativa é para todos esses perfis”, considera a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Santini.
As pré-inscrições para a próxima turma do Empreend+ podem ser feitas através do número de WhatsApp do Espaço Empreendedor, que é o (44) 99118-3374.