A Savannah selecionou os tópicos mais importantes para alinhar as estratégias dentro dessa rede social

Tudo muda, inclusive as redes sociais. Não é preciso ser nenhum expert para perceber que as mudanças em cada uma das redes são constantes. No entanto, quem usa essas ferramentas de forma profissional precisa entender em detalhes todas essas transformações e aprender como usá-las a seu favor.

Ao longo do ano passado, o Instagram registrou diversas atualizações. Em 2022, não deve ser diferente. Inclusive, a rede já anunciou as alterações que pretende fazer, e nós vamos explicar cada uma delas. Mas antes você deve entender a importância do Instagram dentro do marketing digital.

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– Como as redes sociais influenciam o comportamento dos usuários.

– Os pilares do planejamento estratégico para mídias sociais.

– Como aplicar o growth hacking à sua estratégia de marketing digital.

 

Por que minha empresa deve estar no Instagram?

O que começou como um simples aplicativo de edição e compartilhamento de imagens tornou-se uma das mais utilizadas e bem-sucedidas redes sociais da atualidade. Hoje, o Instagram ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo e ainda vem registrando um crescimento acelerado nesse número.

Nos últimos anos, o Instagram evoluiu tanto que acabou se tornando uma grande ferramenta comercial. As diversas mudanças inseridas no decorrer do tempo foram proporcionando melhores oportunidades para as marcas que utilizam a plataforma.

Com a ferramenta Instagram for Business, empresas de qualquer porte e segmento têm a oportunidade de otimizar o alcance de audiência e a conexão com o seu público. A empresa que tem um perfil comercial pode visualizar dados detalhados sobre o desempenho dos conteúdos publicados e, com isso, alinhar melhor suas estratégias comunicacionais.

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– Como vai a comunicação com o seu cliente?

– Design para mídias sociais.

– A humanização no marketing digital.

 

Quais as principais mudanças para o Instagram em 2022?

As atualizações do Instagram sempre trazem novidades que podem e devem ser incorporadas no planejamento de marketing empresarial. Por isso, é fundamental acompanhar as novas tendências dessa rede social.

 

1. Três opções de Feed

Desde 2016, os posts no feed do Instagram apareciam por ordem de relevância, com base em critérios determinados pelos algoritmos da rede social. No início do Instagram isso era diferente, os usuários visualizavam os conteúdos a partir dos mais recentes publicados na plataforma, ou seja, em ordem cronológica. Uma das novas atualizações do Instagram para 2022 é a inclusão de três formatos diferentes de feed: Home, Favoritos e Seguindo. Agora, o usuário vai poder escolher como quer ver o seu feed.

O modo Home é parecido com o que temos hoje. No geral, ele continua baseado nas escolhas do algoritmo para cada usuário. Dessa forma, o Instagram irá apresentar o feed com a seleção de postagens que ele entende ser mais relevante, de acordo com os perfis que o usuário segue e interage.

Na seleção Favoritos, o usuário verá todas as publicações das contas que ele definiu como favoritas no Instagram. Essa é uma ótima opção para quem está interessado em ver apenas as postagens dos amigos mais próximos ou dos criadores de conteúdo que acompanha com frequência.

Já o modo Seguindo vai mostrar as publicações de todos os perfis seguidos, das mais recentes para as mais antigas. A volta desse feed cronológico foi uma das mudanças mais pedidas pelos usuários.

 

2. Novos recursos para vídeo

Em resposta à ascensão dos vídeos curtos no TikTok, que se tornaram um modelo de conteúdo extremamente popular, o Instagram vem caminhando para deixar de ser uma plataforma de fotos.

Nesse sentido, o principal foco do aplicativo estará na produção e entrega de conteúdos audiovisuais. A rede social está trabalhando em uma nova forma de incrementar os vídeos publicados no aplicativo. 

Ao que tudo indica, uma das novidades será especificamente para o Reels e permitirá que os usuários sincronizem vídeos com músicas automaticamente. Então, podemos esperar que o Reels se consolide cada vez mais na plataforma.

Vale ressaltar que o Instagram já incorporou recursos semelhantes aos disponíveis no TikTok, como o Remix, função similar ao Dueto

 

3. Modo Montagem

Entre as possíveis novidades do Instagram está um recurso capaz de transformar sequências de Stories em um único vídeo do Reels. Além disso, o usuário ainda poderá incrementar a publicação com áudios presentes na biblioteca do aplicativo.

 

4. Controle parental

Com esse recurso, pais ou responsáveis por crianças e adolescentes ​​poderão supervisionar as contas de usuários entre 13 e 18 anos de idade, moldando a experiência deles dentro do aplicativo. Também será possível ver quanto tempo os menores passam na plataforma e definir limites no uso da rede social. 

O Instagram ainda permitirá que os responsáveis sejam notificados toda vez que os adolescentes denunciarem perfis suspeitos. O objetivo do recurso é abrir uma janela de diálogo entre adultos e adolescentes sobre os perigos da internet.

A plataforma também pretende desenvolver uma abordagem mais rígida em seu algoritmo, principalmente com relação ao que recomenda para os adolescentes. Portanto, o Instagram vai:

–  Impedir que usuários marquem adolescentes que não os seguem; 

– Direcionar os jovens para tópicos diferentes, caso eles estejam em um mesmo assunto por um longo período; 

– Lançar um recurso que sugere ao adolescente uma pausa após um grande tempo utilizando a plataforma.

 

5. Stories exclusivos e pagos

Para quem trabalha com criação de conteúdo no Instagram, uma nova forma de monetização pode chegar em 2022. Segundo rumores, a rede social estaria trabalhando em uma versão exclusiva dos Stories, que só poderia ser visualizada por meio de inscrição, possivelmente paga. Acredita-se que a ferramenta funcionaria de forma semelhante ao modelo de assinantes da Twitch e ao Super Follow do Twitter.

 

6. Reels Visual Replies

Com esta nova ferramenta, os usuários poderão responder comentários de um Reels com outro Reels, assim como acontece no TikTok. Dessa forma, os vídeos curtos e verticais poderão se tornar ainda mais interativos, pois essa função permite uma maior proximidade entre os usuários e será uma ótima forma de conquistar engajamento no Instagram.

 

7. Incorporação de perfil

Outra novidade do aplicativo para 2022 é a possibilidade de incorporar os perfis em sites fora do Instagram. Essa nova ferramenta permite que usuários insiram miniaturas de sua conta em portais externos à plataforma. Esse recurso vai ser muito útil para empresas e profissionais que utilizam o Instagram como portfólio. 

 

Como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram procura identificar as publicações das pessoas com que os usuários mais interagem, para exibi-las em primeiro lugar no feed. Depois disso, a inteligência artificial analisa uma série de critérios para definir quais conteúdos aparecerão em seguida:

– Informações sobre a postagem: número de curtidas, comentários, salvamentos, localização e horário;

– Dados sobre o produtor: análise das suas últimas interações com o perfil que publicou o conteúdo;

– Atividades do usuário: uso de inteligência artificial para identificar os interesses do perfil e classificar qual conteúdo deve ser priorizado.

 

Atualizações de 2021 que você pode ter perdido

As grandes transformações no Instagram para essa nova fase que a plataforma quer instaurar já começaram no ano passado. Separamos as mais relevantes, para o caso de você ter deixado alguma passar batido.

 

1. O fim do “arraste para cima”

A ferramenta servia para direcionar o público a uma página fora do Instagram. Entretanto, o recurso era exclusivo para perfis com mais de 10 mil seguidores. No ano passado, o Instagram substituiu o “arrasta para cima” por uma nova forma de inserir links nos stories. Esse recurso aumentou a possibilidade de interação com a audiência, pois está disponível a todos os usuários.

 

2. Figurinha “Use a sua”

O sticker “Use a sua” permite que os usuários criem correntes de fotos nos stories. Quando alguém posta um story utilizando a figurinha, outras pessoas podem clicar nela, para continuar a corrente e gerar mais engajamento.

Provavelmente você já viu e, talvez, tenha até usado esse recurso. “Poste uma foto do seu cachorro” e “poste 5 curiosidades sobre você” foram algumas das correntes que bombaram na plataforma.

 

3. Posts colaborativos

Os posts colaborativos podem ser um recurso muito interessante para empresas que fazem parcerias. A nova ferramenta permite que uma única publicação tenha mais de um autor. Dessa forma, o conteúdo é exibido no perfil dos dois autores, entregue para os dois públicos e as interações, como curtidas e comentários, são somadas.

 

4. Música nas publicações do Feed

O recurso que já estava disponível para Story e Reels foi lançado para publicações na linha do tempo. Agora, é possível inserir trechos musicais de até 90 segundos nas imagens do feed, utilizando o catálogo de faixas e artistas disponíveis no aplicativo.

 

Depois de ler sobre tantas mudanças, você deve estar se perguntando: e o que eu faço agora? Se você não sabe como utilizar os novos recursos em favor do seu negócio, é só falar com nossa equipe. Clique aqui para explicar suas principais necessidades e objetivos. Assim que recebermos seu relato, vamos apresentar a você a melhor forma de evoluir nas redes sociais.

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