Empresários vão expor e vender seus produtos no estande do Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR e Fiep; evento acontece no Expotrade, em Pinhais, a partir de 18 de abril

Empresária Juanice Brongel, da Villa Dora, participará pela segunda vez do evento. Foto: Divulgação

Empresária Juanice Brongel, da Villa Dora, participará pela segunda vez do evento. Foto: Divulgação

Pequenas empresas que participam do Programa Selo Alimentos do Paraná, integram o Fórum Origens Paraná, e produtos com Indicações Geográficas (IG) marcarão presença na 40ª edição da ExpoApras 2023. A maior feira e convenção paranaense de supermercados será realizada de 18 a 21 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais. Em um espaço conectivo de 200 metros quadrados, que tem a parceria do Sebrae/PR, Fecomércio PR e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), os empresários terão a oportunidade de expor e vender produtos para supermercadistas e empórios de todo o País.

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, os supermercados representam um segmento de extrema importância para a economia e estão presentes na estrutura, por meio dos sindicatos empresariais do setor.

“Seus dirigentes ocupam cargos de direção na Fecomércio, participando ativamente dos programas desenvolvidos, o que nos aproxima da Apras, nossa parceira preferencial há muitos anos. Estamos presentes em todas as edições da Expoapras, inclusive trazendo empresários do exterior, como na presente edição, para que conheçam a grandiosidade do evento, que é uma demonstração da vitalidade e da pujança da área supermercadista paranaense”, reforça Piana, também vice-governador do Paraná.

No espaço, também serão realizadas aulas-show, coordenadas por chefs do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com produtos com IG, marcas coletivas e das empresas com o Selo Alimentos do Paraná, programa que atesta a gestão e a qualidade para alimentos e bebidas.

“Tradicionalmente, expositores e participantes da ExpoApras conseguem fazer negócios na casa dos seis dígitos. Junto com nossos parceiros, vamos dar a oportunidade de marcar presença e visibilidade para pequenas empresas que estão preparadas para o mercado”, explica o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

O empresário de Jaboti, norte pioneiro do Paraná, Osni Baum, vai participar da feira com a linha de frutas congeladas da Baum Fruit, que possui o Selo Alimentos do Paraná. Este será o segundo ano dele no evento. A empresa, que hoje possui 30 funcionários, foi fundada em 2017 e, desde o início, conta com o apoio do Sebrae/PR. No portfólio de produtos, frutas picadas e congeladas, 100% naturais e sem adição de conservantes, que são comercializadas no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Nosso objetivo é encontrar supermercados parceiros para inserir nossos produtos em Curitiba e região”, adianta.

Este é o segundo ano consecutivo que a empresária, Juanice Boszcz Brongel, da Villa Dora, em Contenda, participará. No ano passado, quando a feira ainda se chamava Mercosuper, Juanice expôs as conservas, molhos e geleias no espaço de produtos do Selo Alimentos do Paraná, no estande do Sebrae/PR. Com sua participação na feira, em 2022, Juanice conseguiu fechar um contrato de venda com uma distribuidora e dois lojistas que participavam do evento.

“Neste ano, quero aproveitar a feira para divulgar mais a nossa marca. E, claro fechar novos negócios. Vou buscar parcerias com lojas e empórios naturais. Se não fosse o Sebrae, a gente, que é de empresa de pequeno porte, não teria oportunidade de participar de uma feira deste tamanho”, comenta.

A produtora de Santa Izabel do Oeste, Angela Bach, da Queijaria Bach, que trabalha com a marca coletiva Queijo do Sudoeste, vai levar dois produtos para a ExpoApras: o queijo colonial e o queijo colonial temperado. Para ela, a feira representa a possibilidade de abrir mercado para os produtos.

“O queijo colonial é suave, com leite pasteurizado e mais saboroso. E o queijo temperado é uma receita familiar, única. Hoje, vendemos em toda a nossa região, além de termos clientes em regiões como o litoral do Paraná e o Mato Grosso”, explica.

O empresário Fernando Toppel, de São Mateus do Sul, da IG São Matheus, de erva-mate, diz que é preciso abrir novos mercados. Segundo ele, a participação na feira vai ao encontro desse objetivo, uma vez que, ao comercializar a erva-mate com IG em novos mercados, o público começa a identificar o valor agregado.

“O consumidor passa a entender a diferença de um produto com IG em relação à produção e à qualidade. Isso traz, naturalmente, mais vendas e renda para nós, produtores”, pontua.

Hoje, o Paraná possui 12 produtos com o registro de IG: a Bala de Banana de Antonina, o Melado de Capanema, a Goiaba de Carlópolis, o Queijo de Witmarsum, as Uvas de Marialva, o Café do Norte Pioneiro, o Mel do Oeste, o Mel de Ortigueira, a Erva-Mate do Sul do Paraná, o Morango do Norte Pioneiro, os Vinhos de Bituruna e o Barreado do litoral do Paraná.

Público-alvo

A ExpoApras é voltada para varejistas, indústrias, fornecedores e profissionais do segmento. Como aborda uma vasta seleção de temas, o evento reúne profissionais de diversos departamentos das empresas, como o Comercial, Marketing, Recursos Humanos, Administrativo, Financeiro, entre outros.

Mais de 30 ônibus e vans irão de todas as regiões do Paraná em caravanas, somando mais de 1.500 participantes, entre líderes e equipes que aproveitarão para trocar conhecimento, fomentar o networking, criar oportunidades de relacionamento e ampliar seus conhecimentos nas palestras, workshops e visitas técnicas em supermercados de Curitiba. Entre os diferenciais da ExpoApras, estão os conteúdos oferecidos nas 20 palestras, fóruns e painéis realizados no congresso.

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