A Regional Sul do Sebrae/PR promoveu, no final de fevereiro e no mês de março, o Lideranças Cacispar – Programa de Desenvolvimento de Líderes. A formação, estruturada em três módulos, contou com a participação de 32 pessoas. Fizeram parte diretores e executivos das entidades associadas à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná e também da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e do Observatório Social de Pato Branco.
A proposta do treinamento partiu do Comitê de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Território Sudoeste (Comitê MPEs Sudoeste), que já é composto por líderes formados no programa do Sebrae/PR.
Segundo a consultora Maria Auria Mulhmann, do Sebrae/PR, a solicitação foi a primeira iniciativa do Comitê MPEs Sudoeste e a estratégia é preparar os líderes para o desenvolvimento do território em todas as áreas de atuação.
“A meta é ter, em cada município, lideranças preparadas para atuar como protagonistas no fortalecimento dos pequenos negócios na região sudoeste do Estado”, aponta a consultora.
Nos módulos, foram abordados aspectos como o perfil do líder contemporâneo, as distinções e complementaridades entre líder e gestor, liderança empreendedora, relacionamento com os liderados, comunicação e planejamento, entre outros.
Jair Divino dos Santos, presidente da Cacispar, comenta que a capacitação foi bem avaliada pelos participantes, que elogiaram o formato utilizado. E que o convite para outras entidades deveu-se à intenção de ampliar o escopo de lideranças.
“Achamos interessante estender para mais gente. Quando se fala em desenvolvimento territorial e associativismo, quanto mais pessoas capacitadas, melhor o resultado. Esperamos que eles sejam multiplicadores e possam continuar ampliando o desenvolvimento regional através do associativismo”, resume Jair.
Cezar Mangoni, presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Jorge d’Oeste (Acesjo) foi um dos cinco presidentes de entidades que participaram dos módulos. O dirigente elogiou a iniciativa.
“A região precisa de líderes capazes de promover o desenvolvimento territorial. Com a capacitação, foi possível ter uma visão mais abrangente do que é o movimento associativista e de suas particularidades”, contextualiza.
O presidente da Acesjo adianta que a intenção é aplicar os conhecimentos adquiridos, começando na prática a partir do dia 26 de abril, com o início da nova gestão de diretoria, na qual Mangoni continuará como presidente.
“Será criada uma pasta nova, de Desenvolvimento Local, para aplicar os conhecimentos obtidos no programa e multiplicar os conteúdos para os demais diretores e integrantes da Acesjo”, conclui Cezar Mangoni.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br