Os três módulos do Programa Liderança 3.0 estão sendo realizados durante o mês de outubro em Cornélio Procópio
Neste mês de outubro, um grupo de empresários e representantes de associações e entidades públicas e privadas de Cornélio Procópio e região participa do Programa Liderança 3.0 do Sebrae/PR. A capacitação é dividida em três módulos com os temas: “O autoconhecimento do líder”, “O líder e suas relações interpessoais”, e “Como identificar e mapear a mudança”. Os treinamentos começaram no dia 5 e vão até 27 de outubro no Hotel Midas, em Cornélio Procópio.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Diego Shiinoki, o programa gratuito foi idealizado com o propósito de formar lideranças capazes de gerar mudanças que impactem no desenvolvimento regional e do ambiente de negócios. Participam das capacitações representantes dos municípios de Cornélio Procópio e região, no norte do Paraná. O instrutor do curso, Douglas Burtet, é especialista na formação de empreendedores e líderes.
A vice-prefeita de Assaí, Inês Kiyomi Koguissi, está entre as participantes do programa. Para ela, sem líderes preparados, não há como avançar na administração pública. Inês destaca a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Assaí no curso. Inês diz que, no primeiro módulo, aprendeu que é importante conhecer as próprias dificuldades e trabalhar as potencialidades individuais para melhorar o trabalho do dia a dia. “É importante, também, conhecer e respeitar o outro, trabalhar o coletivo”, completa.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Cornélio Procópio, Cristiano Leite Ribeiro, afirma que, nos primeiros dias de curso, já foi possível evoluir bastante em autoconhecimento e na identificação de limitações. “O instrutor tem uma didática excelente. Minha expectativa é encontrar e desenvolver todas as habilidades necessárias para exercer um papel de liderança”, acrescenta. Para ele, a troca de relacionamentos proporcionada pelo programa também é importante. “Podemos encontrar projetos em comum e fazer um trabalho regional”, sugere.
O empresário do setor de Tecnologia da Informação, Leonardo Pepis Sargin Mussi, conta que o curso superou suas expectativas. Ele, que já participou do Empretec, também do Sebrae/PR, diz que espera, por meio do programa, “aflorar mais a liderança, ter mais autonomia”. “O que nos foi passado no primeiro módulo já teve aplicação na minha empresa, como a melhora na comunicação, passar confiança aos colaboradores e a importância de elogiá-los”, cita.
Para a empresária do ramo de móveis e eletrodomésticos de Sertanópolis, Enaile Calegari, o primeiro módulo do programa, que fez os participantes exercitarem o autoconhecimento, esclareceu alguns pontos ainda não muito claros sobre ela própria. Gestão, trabalho em equipe, respeito pelo outro foram algumas das lições do curso até agora. Enaile diz estar cheia de vontade de chegar ao fim do programa. Questionada sobre o que espera ao final do curso, ela é taxativa: “Ter a certeza de que serei uma pessoa diferente daquela que começou”, completa.
SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895