Objetivo é fazer com que a maior parte dos recursos destinados à aquisição de produtos, bens e serviços pelo município fiquem na cidade por meio de empresas locais
Para fomentar o desenvolvimento da economia, a Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e com apoio do Sebrae/PR, Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP), Conselho de Desenvolvimento Econômico Procopense (Codep) e Sindicato do Comércio Varejista (Sicov) lançou, nesta terça-feira, dia 26, o Programa Compra Cornélio. O objetivo é qualificar empreendedores individuais, micro e pequenos empresários locais para participarem do mercado de compras públicas e fazer com que os recursos gastos por secretarias e autarquias na aquisição bens, produtos e serviços fiquem na cidade.
O consultor do Sebrae/PR, Diego Shiinoki, explicou que as compras públicas devem ser vistas como oportunidades pelas empresas locais. “Queremos incentivá-las a participarem das licitações e aproveitarem esse mercado”, afirma. Para capacitar os interessados, o Sebrae oferecerá um curso nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Será uma oportunidade para as empresas aprenderem a reunir a documentação, entenderem como funciona o processo de compras públicas e como realizar negócios com o poder municipal. Os compradores também passarão por treinamento, segundo Shiinoki.
A vice-prefeita de Cornélio Procópio, Angélica Olchaneski, destacou que o lançamento do programa representou o pontapé inicial para o resgate do desenvolvimento econômico do município. Para ela, muitas empresas locais ficam de fora das licitações por falta de conhecimento e preparo técnico. Outra barreira é o mito de que o poder público não paga ou demora muito para quitar as dívidas com fornecedores. “O município tem cumprido com suas obrigações na data determinada, não tem porque ter receio de negociar com a prefeitura”, garante. Na avaliação de Angélica, o programa vai ajudar não só no aumento da participação de negócios locais nas compras públicas, mas também na formalização de empreendimentos que hoje atuam na clandestinidade.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Cornélio Procópio, Celso Marin, apenas 30% dos fornecedores da prefeitura são da cidade. “Queremos aumentar esse número para, no mínimo, 50%”, aponta. Para Marin, além de desmistificar as vendas para o setor público, há a necessidade de preparar as empresas de bens e serviços para participar dos processos. “É uma oportunidade que elas têm de aumentar o fluxo de caixa e ainda fazer girar o dinheiro dentro do próprio município”, avalia. O secretário diz que é comum empresas de fora vencerem as licitações, empregarem mão de obra procopense e ficar com todo o lucro. “Queremos que os nossos empresários fiquem com esse lucro”, ressalta.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Procopense (Codep), Carlos Henrique Romanini Trautwein, diz que a entidade tem acompanhado os programas de incentivo às compras públicas em outras cidades paranaenses e comprovado os benefícios do aumento da participação de micro e pequenas empresas locais em licitações. Segundo ele, a arrecadação com o ISS [Imposto sobre Serviços] aumenta significativamente, assim com o desenvolvimento local. Trautwein afirma que falta conhecimento desse mercado para boa parte das empresas e o programa vai tornar mais simples e clara a participação delas nas licitações.
Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP), Marcos Pedroso de Oliveira, o programa também será importante para que os empresários locais conheçam as necessidades de compra do poder público. Oliveira diz que, nas licitações, é possível comercializar produtos em grandes quantidades e ter garantia de recebimento. “E o melhor é que os recursos ficam todos na cidade e são reinvestidos”, pontua.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicov) e representante da Fecomércio PR, Valter da Silva Barros, acrescenta que a parceria entre as entidades para incentivar a participação de micro e pequenas empresas nas compras públicas será muito importante e produtiva. Para ele, o acesso a conhecimento sobre como funcionam as licitações será fundamental para que os empresários aproveitem esse nicho de mercado para crescer e ainda contribuam para o desenvolvimento econômico.
Compra Cornélio
O Compra Cornélio é um programa permanente de inclusão, capacitação e incentivo às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para que atuem no mercado de compras públicas. Os empresários interessados em saber mais sobre o tema podem tirar dúvidas no Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que fica no prédio da ACECP, na rua Amazonas, 21, ou pelo telefone (43) 3524-1682.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895