Pequenos produtores de leite recebem acompanhamento graças ao projeto do Sebrae/PR desenvolvido em parceria com as prefeituras de Carlópolis e Siqueira Campos
Pequenos produtores de leite de Carlópolis e Siqueira Campos, na região do Norte Pioneiro, estão recebendo o acompanhamento do Sebrae/PR por meio do Projeto de Atendimentos aos Produtores Rurais de Leite. A iniciativa acontece em parceria com as prefeituras de ambos os municípios e tem como foco a melhoria da qualidade e produtividade do leite.
Em Carlópolis e Siqueira Campos 31 produtores são acompanhados pelo projeto que prevê atendimento com consultoria tecnológica através de técnicas para ajustar os manejos fundamentais para uma boa produção de leite, aplicação e acompanhamento de plano de trabalho individual, plano de atividades preventivas, diagnóstico de gestação, entre outros aspectos relativos a qualidade e sanidade.
Conforme o consultor do Sebrae/PR, Matheus Honório Poleto, o projeto favorece o pequeno produtor com ações técnicas para gerar mais resultados na atividade. “Estamos contribuindo com o pequeno produtor, juntamente com as prefeituras, pois muitos não teriam condições de ter acompanhamento em suas propriedades e o projeto viabiliza o acesso”, diz.
Em Carlópolis, o técnico em Agropecuária, Lourival Aparecido Correia da Silva, acredita que o projeto vai ajudar os produtores a ajustar questões técnicas relativas à produção, com a retomada da medição do leite, acompanhamento da pesagem das bezerras, entre outros. “É necessário esse alinhamento dentro das propriedades com a visita de médicos veterinários e zootecnistas. A melhora na produtividade reduz o custo da produção, o que é bastante positivo, pois a maioria tem na pecuária leiteira a principal fonte de renda”, completa.
A iniciativa é considerada produtiva e inovadora para a médica veterinária, Layla Velasco, do Departamento de Agricultura da Prefeitura Municipal de Siqueira Campos. “Está sendo feito um levantamento geral das propriedades, com protocolo prático a ser seguido e com linguagem simples. A recepção foi muito boa pelos produtores”, acrescenta. Para ela, o projeto é completo e abrange aspectos importantes como o manejo do rebanho, nutrição, reprodução, sanidade animal e qualificação dos pecuaristas.
SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Centro: Patrícia Biazetto – (42) 9.8869-4255
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895