Produzido por colaboradores do Sebrae de todo o Brasil, “A Virada” apresenta temas como transformação digital, economia criativa e técnicas de inovação
Foi lançado, nesta terça-feira (07), o livro “A Virada – Como reinventar seu negócio em tempos de incerteza”, durante a 35ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel, na região oeste do Paraná. O material é uma coletânea de artigos desenvolvidos por 11 colaboradores do Sebrae espalhados pelo Brasil e apresenta conceitos ligados ao empreendedorismo e ao mundo dos negócios. A editora Lisbon International Press é a responsável pela publicação da obra, que possui prefácio assinado por Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
Durante o painel de lançamento, foram abordados temas como o processo de elaboração, a escolha dos temas e o que o material representa para os empreendedores. Participaram da ação: André Spínola, responsável pela coordenação do livro e assessor da presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae; e as escritoras Ana Claudia Rizzi, consultora do Sebrae/PR, e Andreza Capelo, analista do Sebrae/MG.
O livro apresenta artigos que abordam temas como transformação digital, digitalização de vendas, branding, liderança, futurismo, técnicas de inovação, economia criativa, estratégia, ESG, comunicação antifrágil, storytelling e consumer centric.
“São décadas de experiências reunidas e disponíveis na obra. Esse é o material que o empreendedor ou quem deseja empreender terá acesso. Ele vem para auxiliar aqueles que estão com dificuldades para pensar o seu modelo de negócios, que estão em busca de conquistar mercado ou inovar em sua atuação”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi.
Com uma linguagem de fácil acesso a um novo público, “A Virada” ainda traz exemplos práticos de como implementar uma nova metodologia, como e porquê as empresas devem buscar novos caminhos, entre outros. Ana Rizzi foi a responsável pela elaboração do artigo “Descubra como a inovação pode ser sua aliada” e explica que o principal objetivo é o de desmistificar o assunto.
“Muitos acreditam que apenas empresas de tecnologia e startups podem inovar. Na verdade, os empresários devem buscar melhorias, possibilidades e formas do negócio se destacar. A inovação é para todos e deve ser trabalhada de forma horizontal. Os olhares devem estar voltados para esse assunto e isso aproxima de tendências e possibilita estar melhor posicionado no mercado”, completa a consultora.
A obra conta ainda com a participação de outros colaboradores do Sebrae no desenvolvimento dos artigos: Andrezza Torres, Anny Pricyla Tonet, Cecília Miranda, Gustavo Cezário, Ivan Tonet, Israel Jorge, Roberto Marinho e Vinícius Bastos.
“São 11 artigos que têm o objetivo de incentivar o profissional a buscar informações para incorporar na sua empresa, que possam servir como base para um novo despertar do empreendedor. Além disso, vale ressaltar que grande parte do conhecimento presente no livro foi adquirido por nós, escritores, durante a nossa atuação. E foi com essa sensação que produzimos o material com muito respeito e gratidão pelo que o Sebrae proporciona para nós” celebra o idealizador do livro, André Spínola.
Para adquirir o livro, basta entrar em contato com o escritório do Sebrae em Cascavel pelo telefone (45) 3220-7050.
Lançamento do livro fez parte da progarmação do Show Rural 2023. Crédito da foto: Adriano Oltramari.
Sobre o Show Rural
O evento é idealizado e realizado pela Coopavel desde 1989, com o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para a cadeia do agronegócio e trabalhar pela produção sustentável de alimentos e com responsabilidade socioambiental.
São 720 mil m² preparados para receber os produtores rurais. A última edição recebeu 585 expositores e 285 mil visitantes, o que gerou R$ 3,2 bilhões em volume de negócios. Neste ano, o evento ocorre entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com abertura dos portões a partir das 8h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.