Dificilmente você não leu o título deste texto no mesmo ritmo que canta Simone Bittencourt de Oliveira há 25 anos em sua versão da música de John Lennon e Yoko Ono “Happy Xmas (War is Over)”. E em um ano cheio de desafios como 2020, já parou para pensar na pergunta que faz a cantora? Nesta publicação, contamos um pouco sobre como alguns setores da Savannah estão lidando com as mudanças causadas pelo período de isolamento social. Embarque nesta breve retrospectiva com a gente.

Rotina em home office: prática habitual da nossa tripulação

Lá em 2007, já tínhamos um cliente que recebia atendimento remoto. A partir da sede em São José dos Pinhais, prestávamos serviços para o site do Hospital do Câncer de Presidente Prudente. Desde então, a nossa experiência com esse tipo de trabalho possibilitou que nossa equipe atendesse clientes como Sebrae/PB e Sebrae/RO, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CMDCA-Rio), Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), entre outras instituições de fora da região Sul ou do estado do Paraná.

O time de assessoria de imprensa, por exemplo, já estava habituado com o atendimento remoto. Em conversa com a coordenadora-geral de jornalismo, Bruna Komarchesqui, ela contou que a equipe trabalha bem nesse formato. Como a Savannah tem clientes de outros estados ― o Sebrae/PB, por exemplo ―, os jornalistas já atendiam remotamente antes mesmo da pandemia. Uma mudança sentida foi a frequência de reuniões. Um cliente que antes fazia duas reuniões anuais presenciais, por exemplo, agora consegue se encontrar virtualmente toda semana. Para a coordenadora, esse crescimento beneficia o alinhamento da equipe, pois “estamos sempre falando a mesma língua: toda semana conversamos, debatemos as pautas, o que alinha muito o time”. 

Contudo, Komarchesqui revela que ainda sente falta da relação interpessoal presencial com os colegas de trabalho, principalmente da interação com os times de digital e design. Apesar disso, ela percebe que é possível estabelecer debates interessantes de forma on-line também. Já entre o time de assessoria, para encurtar a distância, a coordenadora interage num grupo para trocar ideias, marcar reuniões e assim manter a boa integração entre os jornalistas.

Depois da tormenta, calmaria…

Nenhum mar é sempre calmo. As águas no time de estratégias digitais, por exemplo, passaram por algumas tormentas logo no começo do trabalho em home office. Nos primeiros meses trabalhando de casa, foi preciso encontrar uma forma de produzir conteúdo ainda mais cuidadosa e compatível com aquele momento. Apesar da equipe estar sempre preocupada em buscar novas estratégias, esse movimento se intensificou no período de isolamento social. Afinal, por algumas semanas, com a proibição de funcionamento de lojas e empresas em seu espaço físico, as ferramentas que os clientes tinham para se comunicar eram seus perfis. Para que a produção de conteúdo estivesse alinhada com os desejos deles naquele momento, o time recebeu apoio dos coordenadores Abner Tumeo (estratégias digitais) e Allison Lima (atendimento). Ambos foram responsáveis por instigar o grupo a buscar referências, fazer cursos e sugerir ideias diferenciadas. 

A partir dessas mudanças, a forma como a equipe produzia conteúdo foi profundamente modificada. Os próprios clientes, inclusive, compreenderam a importância de publicações que fossem além da divulgação dos produtos e serviços. Por isso, eles passaram a aceitar posts que aproximavam a marca do público, o que foi essencial para o crescimento de resultados advindos das redes sociais. Com os resultados aparecendo, a importância desses posts se comprovou e pudemos manter essas modificações após o período mais restrito do isolamento social. Os bons resultados foram notados e, com o novo estilo de conteúdo, a entrada de novos clientes no setor digital da Savannah foi de vento em popa!

Continue a prospectar

Até o fim de novembro, foram 29 novos clientes entre jobs (trabalhos fechados) e fees (atendimentos contínuos). O Grupo Boticário, por exemplo, escolheu a Savannah para fazer a revisão técnica dos materiais de marketing e embalagens. Também fomos responsáveis pela edição, revisão, projeto gráfico digital e diagramação dos dois últimos números da Revista Positivo, publicação do Grupo Educacional Positivo ― que já foi cliente de digital da agência.

O setor de educação não para de crescer na Savannah! Ao longo deste ano, embarcaram no nosso navio as instituições do grupo Cruzeiro do Sul, os centros educacionais UNICID (São Paulo), UNIPÊ (Paraíba) e Uninter (Paraná), o ISAE/FGV (Paraná) e o IETAAM (Paraná) para serviços de Marketing Digital em 2020.

Por meio do Sebraetec, um produto do Sebrae que conecta empreendedores a prestadores de serviços qualificados, as empresas nos procuraram para investir na criação de logos, design para papelaria, design de interiores e sinalização interna. 

A Savannah não parou este ano!
Crescemos em diversos setores, mudamos a rotina e a forma de trabalhar. Estivemos juntos nas diversas intempéries que 2020 nos trouxe. E saímos ainda mais fortalecidos para explorar os mares em 2021. Conte com o direcionamento da Savannah para traçar as próximas rotas da sua empresa.

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