Evento realizado pelo Sebrae/PR contou com participação de empresas do segmento de alimentos e bebidas da região oeste
Apresentar produtos, trocar experiências e fortalecer o networking. Foram esses alguns dos motivos que levaram 34 empresários do setor de alimentos e bebidas da região oeste paranaense a participarem da Rodada de Negócios – Selo Alimentos do Paraná, nesta terça-feira (25), em Cascavel.
O evento reuniu empreendedores, fornecedores e compradores da região, que possuem o Selo Alimentos do Paraná, estão em processo para obtenção da chancela ou participam do grupo Comércio Brasil. Uma iniciativa para conectar e promover negócios, conforme explica a coordenadora de Agronegócios do Sebrae/PR, Caren Santos.
“A rodada é um formato dinâmico para apresentar os produtos, conhecer as oportunidades de negócio e fortalecer o mercado na região. Tivemos participantes de diversos segmentos, o que torna o evento ainda mais enriquecedor, dando a chance de que daqui surjam negociações e parcerias duradouras para os pequenos negócios”, indica a coordenadora.
Para Daniel Pegoraro Junior, vice-presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) – regional oeste e diretor comercial de uma rede de supermercados de Cascavel, o evento é estruturado para promover conexões, mas, gera mais que isso.
“Muitas vezes, o produtor tem um grande produto em mãos, mas não sabe os caminhos para atingir possíveis compradores. Na rodada, ele tem contato direto e, de forma rápida, consegue apresentar. É um evento muito bom e é possível fechar negócios”, enfatiza.
O empresário William Fischer é proprietário de uma rede de pizzas e saladas. Ele participou da dinâmica como comprador e garante que a rodada trouxe boas prospecções.
“Não havia participado ainda, mas como fizemos consultorias e contamos com a parceria do Sebrae há um tempo, aceitamos o convite para a rodada. Conheci empresas, fiz contatos e tivemos ideias de parcerias com alguns fornecedores”, relata Fischer.
Um dos fornecedores apresentados foi Edina Favero, sócia proprietária de uma agroindústria especialista na produção de frutas (principalmente vermelhas), em Cafelândia. Segundo ela, a rodada foi especial, pois é a primeira que participam desde a formalização da marca, há cerca de um ano.
“Pudemos mostrar as nossas frutas, como o produto é vendido e explicar porque ele é diferente, já que tudo é feito de forma artesanal e muito cuidadosa. O mais bacana é que conversamos com representantes de duas redes de supermercado que estávamos tentando há algum tempo. Aqui, tivemos a chance de falar com eles, que demonstraram interesse em levar a nossa marca para as prateleiras”, comemora.
O gerente de um hotel de Cascavel, Pedro Pasczuk, veio especialmente para conhecer os produtos que poderão fazer parte do café da manhã, servido diariamente para os hóspedes. Segundo ele, a valorização dos produtos locais é um diferencial na experiência da hospedagem e, por isso, teve atenção especial durante os encontros.