Reconhecimento é concedido pelo Sebrae Nacional e tem objetivo de estimular o ambiente de negócio e incentivo ao empreendedorismo
A simplificação do atendimento ao empreendedor e a prestação de serviços com orientação e capacitação visando fortalecer a abertura de novos negócios, assim como a execução de ações que busquem contribuir com a atividade empresarial. Esses são alguns dos pontos que levaram as Salas do Empreendedor das cidades de Cabedelo e Queimadas, ambas localizadas na Paraíba, a conquista do Selo de Referência em Atendimento Diamante 2022.
O reconhecimento é concedido pelo Sebrae e a divulgação do resultado aconteceu nesta segunda-feira (12) durante a cerimônia nacional “Selo Sebrae Referência em Atendimento” realizada de forma online. Das 145 Salas do Empreendedor de diferentes cidades do país que concorreram ao selo, nove foram selecionadas e duas delas sendo pertencentes ao território da Paraíba.
De acordo com a analista do Sebrae/PB e gestora do Selo Sebrae de Referências em Atendimento da instituição no estado, Nelijane Ricarte, o reconhecimento é um instrumento de avaliação que colabora para melhorar o funcionamento das salas. “O objetivo é reconhecer a atuação das salas junto aos empreendedores e empresários em suas localidades e trabalhar esse processo como uma ação de melhoria para o ambiente de negócios e estímulo ao empreendedorismo”, comentou.
O processo de avaliação acontece com base nos critérios de qualidade de atendimento, gestão, ambiente de negócios, oferta de soluções, infraestrutura, presença digital e capilaridade. A escolha das Salas do Empreendedor com “Selo de Referência em Atendimento Diamante” é a última etapa feita pelo Sebrae, considerando que antes o processo é desenvolvido em categorias estaduais, com a concessão do selo em três situações, sendo ouro, prata e bronze. Na etapa estadual, a Paraíba teve destaque com 15 Salas do Empreendedor sendo selecionadas e oito delas foram contempladas com o selo ouro, cinco com prata e duas bronze.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.