A participação popular é fundamental no processo de desenvolvimento de uma localidade. Em São Caetano do Sul, a Prefeitura estimula o envolvimento dos moradores nas ações que impactam as suas rotinas e a da cidade. Mais uma prova disso é a criação do Conselho de APMs (Associação de Pais e Mestres), que visa aprimorar ainda mais as iniciativas realizadas nas escolas.
O primeiro passo para a instituição do Conselho foi dado na noite de quinta-feira (10/3), em encontro do prefeito José Auricchio Júnior com representantes das APMs das 65 escolas da rede municipal de ensino, no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns, no Bairro Barcelona.
“Este é o início da concretização deste projeto. Com cada uma das 65 escolas municipais representadas no Conselho, o processo de aprimoramento da rede se torna equânime e verticalizado. Ganha celeridade e assertividade na ponta, que são os nossos 22 mil alunos”, destacou Auricchio.
A secretária municipal de Educação, Minéa Fratelli, conduziu as diretrizes de trabalho e o cronograma de reuniões junto aos representantes das APMs. O Conselho terá como atribuições debater todas as ações que envolvem gastos das escolas, para que os conselheiros possam disseminar as informações diretamente aos demais familiares das unidades. E também será mais um espaço para que a administração ouça e encaminhe as demandas dos pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal.