O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou segunda-feira (2/10) dados que mostram crescimento na geração de empregos em São Caetano do Sul. A cidade fechou o mês de agosto com saldo 830 empregos, crescimento de 0,76% com relação a julho, acima das médias do ABC (0,56%), do Estado (0,49%) e do País (0,51%).
Foram 5.853 admissões ante 5.023 demissões no período. São Caetano também possui saldo positivo no ano, com 721 empregos (alta de 0,66%, em comparação com os oito primeiros meses de 2022). No período, foram 39.295 admissões e 38.574 demissões.
“Somos parceiros do empreendedor e oferecemos apoio para a melhoria contínua do ambiente de negócios. Além disso, o Avança São Caetano, o maior programa de obras da história da cidade, já se configura como um importante mecanismo de geração de emprego, o que é confirmado pelo fato de a construção civil ser sistematicamente neste ano o setor da economia no qual apresentamos o melhor desempenho no Caged”, observa o prefeito José Auricchio Júnior.
O Avança São Caetano concentra mais de 90 obras, em investimento de R$ 713 milhões. A expectativa é a de que o programa gere até 12 mil empregos diretos e indiretos, conforme o cronograma for avançando – todas as intervenções anunciadas estão dentro do prazo.
Em agosto, o destaque, mais uma vez, foi a construção civil (639 vagas), seguida do comércio (296 vagas) e da indústria (55 vagas).
“Estamos com uma alta demanda, especialmente nos setores de construção civil e comércio. Ambos estão impulsionados pela retomada econômica e a baixa dos juros, com o primeiro tendo ainda o importante componente do Avança”, avalia o secretário da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), Daniel Córdoba.
O secretário ressalta o trabalho realizado para a atração e manutenção de negócios. “Estamos buscando ativamente novas empresas para a cidade e garantindo que as já instaladas tenham toda a retaguarda do nosso governo para ampliar seus negócios e, consequentemente, gerar mais empregos.”