A Savannah, agência de comunicação corporativa de São José dos Pinhais, é a maior do Paraná e a segunda maior do Sul do Brasil, de acordo com o Anuário 2021 da Comunicação Corporativa, lançado nesta semana pela Mega Brasil, entidade especializada no segmento. As posições de destaque regional foram alcançadas tanto no ranking de faturamento, com um total bruto anual de R$5,31 milhões em 2020, quanto em relação ao tamanho da equipe, com 65 colaboradores espalhados por sete estados do Brasil. Já nacionalmente, considerando os resultados individuais de cada agência, a Savannah é a única do Paraná nos dois rankings das 35 maiores agências do país, ocupando a 31ª posição, na classificação relativa ao faturamento anual, e o 19º lugar no ranking que mede o tamanho da equipe.
Há mais de uma década, a Mega Brasil, com o apoio de outras instituições do setor, como a ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), faz pesquisas e analisa o mercado de comunicação no Brasil. Com base nesses levantamentos, traz uma série de dados, com tendências e orientações aos empresários e profissionais, além de apresentar vários rankings de classificação das empresas que atuam nesse mercado. O anuário 2021 é o maior dentre as 12 edições já lançadas, consecutivamente, pela Mega Brasil, o que consolida a idoneidade e confiabilidade dos dados apresentados.
O destaque da Savannah foi obtido após um crescimento contínuo da agência ao longo dos últimos cinco anos, especialmente, em 2019 e 2020, quando a agência quase dobrou de tamanho, com um salto de 89%. O crescimento contínuo ao longo dos últimos cinco anos surgiu após a agência ter enfrentado um período de dificuldades.
Há pouco mais de cinco anos, impactada fortemente pela crise econômica dos anos de 2013 e 2014, a Savannah encolheu praticamente 70% e quase fechou as portas. Na época, procurou o Sebrae/PR para uma consultoria, visando reverter a situação complicada e retomar seu crescimento. Em 2015, a agência voltou a crescer, mas ainda de forma tímida. Nos anos seguintes, foram realizadas mudanças drásticas no modelo de gestão, no organograma da agência e no setor comercial, além da terceirização dos setores administrativo, financeiro e jurídico.
“Passamos a focar nosso tempo e energia apenas naquilo que somos especialistas: a comunicação. A repercussão dessas ações foi ótima. Sem querer, nós nos preparamos antecipadamente para essa crise gerada pela pandemia do Coronavírus. Prova disso são os resultados que deram esse grande destaque para a Savannah no anuário 2021. Creio que chegamos mais bem preparados que os concorrentes para enfrentar a crise”, explica Michel Rodrigues, fundador e diretor-geral da Savannah.
A descentralização dos serviços num escritório físico, com mais de 50% da equipe em home office, também preparou a agência para o período de pandemia e permitiu a gestão remota das equipes. Em 2018, a Savannah rompeu as fronteiras do Paraná e passou a atuar na região Sudeste, o que impactou positivamente nos resultados. “A chegada ao Sudeste foi um marco para a consolidação e acentuação do nosso crescimento. Após conquistarmos nossa primeira conta na região, em 2018, rapidamente expandimos e, em 2019, já eram quatro clientes: mais um no Rio e outros dois em SP”, enfatiza Michel.
Atualmente, a Savannah conta com equipes e clientes no Distrito Federal, Mato Grosso, Alagoas e Paraíba. Para esse ano, a empresa mantém a perspectiva otimista e tem a expectativa de crescer 10% em 2021, além de alcançar o primeiro lugar entre as agências do Sul nos próximos anos e estar entre as dez primeiras do Brasil até 2030.