Debate aconteceu durante encontro de gestores, secretários e ativistas na cidade de Patos
Discutir o desenvolvimento de estratégias para fortalecer o turismo no Sertão paraibano. Essa foi a proposta do Sebrae/PB, que realizou nesta segunda-feira (13), um encontro com membros do Fórum de Turismo Vale dos Sertões. A reunião contou com a presença da gestora de turismo e economia criativa da instituição, Regina Amorim, que é também presidente do Fórum, além de prefeitos da região sertaneja, secretários municipais e do Governo do Estado, assim como ativistas e representantes de associações.
De acordo com Regina Amorim, a mobilização aconteceu para apresentar o plano estratégico do turismo da Rota Vale dos Sertões, elaborado em dezembro de 2022, e buscar através dos representantes de cada município uma maior articulação para a execução das atividades. “Hoje foi uma oportunidade para dialogar sobre os pontos estabelecidos no plano de turismo e mostrar que as ações dependem também da colaboração de todos. Outro aspecto positivo foi a boa participação dos atores que formam esse território. Isso deixou uma boa impressão e mostrou para todos o interesse no desenvolvimento de ações na região”, comentou.
Além do objetivo de dialogar sobre os desafios do segmento, a ocasião serviu para que os representantes de cada município pudessem apresentar três ações prioritárias. “O Sebrae começou a trabalhar esse projeto com dez municípios, mas pelo menos outros cinco devem fazer parte nesse novo período e isso mostra o crescimento dessa iniciativa”, concluiu Regina Amorim.
Por sua vez, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e integrante do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Rosália Lucas, enfatizou a importância de formalizar parcerias e atrair mais investimento. Ela participou do encontro ao lado do secretário executivo da pasta, Delano Tavares.
“O nosso intuito foi escutar a proposta do fórum e buscar junto com o Sebrae, assim como os próprios gestores de cada município, o fortalecimento desse setor. O crescimento do turismo gera desenvolvimento e quando isso acontece toda uma cadeia produtiva é beneficiada com o surgimento de bons resultados, especialmente no que se refere à geração do emprego e renda”, disse.
Estiveram presentes no encontro representantes dos municípios de Água Branca, Areia de Baraúnas, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha. Jericó, Junco do Seridó, Maturéia, Patos, Pombal, Piancó, Princesa Isabel, Santa Luzia, São Bento, São Mamede, Santa Cruz, São José do Sabugi, Santana dos Garrotes, Teixeira e Várzea. A reunião aconteceu na agência regional do Sebrae/PB na cidade de Patos, no Sertão do estado.
O secretário de Turismo e Esportes da cidade de Patos, José Francisco de Sousa, elogiou a mobilização e disse que a oportunidade é estratégica para que cada município consiga valorizar e divulgar a sua realidade. “Esse trabalho é fundamental para que o turismo sertanejo ganhe mais visibilidade, além de possibilitar também uma valorização maior no contexto local de cada município”, pontuou.
Rota dos Festejos Juninos – Uma das ideias defendidas durante o encontro do Fórum de Turismo Vale dos Sertões foi a criação da Rota dos Festejos Juninos, para funcionar o ano inteiro. A sugestão consiste na ideia de desenvolver um trabalho para divulgação do turismo regional, observando as comemorações juninas, que tradicionalmente os municípios do interior promovem entre os meses de junho e julho.