Com a proposta de potencializar o perfil empreendedor, o Sebrae/PR abre inscrições para uma nova turma do Empretec, em Guarapuava.  O seminário traz uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil é aplicado, exclusivamente, pelo Sebrae com o objetivo de desenvolver características e comportamentos empreendedores que motivem a melhoria do desempenho empresarial.

São 40 vagas e podem participar empresários que têm empresa formalizada ou futuros empreendedores. As entrevistas, que são realizadas com os interessados em participar do Seminário Empretec, acontecem de 6 a 10 de maio, no escritório regional do Sebrae/PR, em Guarapuava.

O Seminário Empretec acontecerá de 10 a 15 de junho. “O seminário Empretec é uma forma de vivenciar e ter contato, por meio de atividades, com as características do empreendedor e se fortalecer no dia a dia do seu negócio”, explica o consultor do Sebrae/PR, Agenor Felipe Krysa. Segundo ele, mais de 350 “empretecos” foram habilitados na região Centro do Estado nos últimos anos.

O empresário de Guarapuava, Elói Mancasz, participou do Empretec em 2011. “O seminário é um choque de imersão de despertar de competências que já temos, mas que por algum motivo não acreditamos na força máxima que elas têm.  Ele é dinâmico e difícil de encontrar algo semelhante. Certamente você entra de um jeito no Empretec e sai de outro”, diz o empresário, ao completar que no ano seguinte assumiu a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), tornando-se um potencializador do empreendedorismo na cidade.

O Seminário envolve 60 horas de capacitação, em seis dias de imersão, e o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age. Serão trabalhadas características como a busca pela oportunidade e iniciativa, persistência, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, riscos calculados, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança. O objetivo é estimular e desenvolver características individuais dos empreendedores de forma a propiciar sua competitividade e permanência no mercado.

 

 

 

 

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