Com programação diversificada, evento inicia nesta quinta-feira (17) e segue até 20 de maio

Cerca de 80 atividades estão previstas para o 1º TechnovAção e 10º InnovaCities, que acontecem simultaneamente de 17 a 20 de maio no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, no oeste do Paraná. A programação, que inclui palestras, premiações, mostras, apresentação (pitchs) de ideias e negócios, oficinas, game show, exposições, fóruns, workshops, espera atrair mais de 10 mil pessoas durante os quatro dias. A intenção é tornar o município referência em incentivo à inovação.

O evento é uma realização da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) e da Associação Brasil Internacional de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (Abipir) e tem como apoiadores diversas entidades como o Sebrae/PR, que realiza algumas das atividades programadas a exemplo do Startup Day – um workshop para criação de startups -, no dia 18, e oficinas como de Design Thinking e Método Canvas, no dia 19.

“Inovação é uma das linhas de atuação do Sebrae/PR. Entendemos que inovar é uma das características do empreendedor de sucesso, seja ele empresário ou colaborador com perfil empreendedor, que inova no dia a dia de seu trabalho gerando melhores resultados. Apoiamos a realização desses eventos em Cascavel pois acreditamos que inovação seja um processo estimulado por ações e ideias criativas e pela busca constante de soluções”, explica Alan Alex Debus, gestor de Inovação do Sebrae/PR no oeste.

Dentre a extensa programação, Debus destaca alguns fóruns em áreas segmentadas, oficinas, premiações, espaços para busca de soluções dos mais diversos setores e apoio para criação de startups. “Os quatro dias de evento contemplam atividades para vários públicos: estudantes, professores, empresários, inventores, investidores, startupers, dentre outros. Uma das atrações do evento, por exemplo, será o Prêmio Cascavel de Inovação, que vai reconhecer cinco categorias.”

A premiação vai selecionar as melhores ações e projetos inscritos em “Empresa Inovadora 2018”, “Aluno Inovador 2018”, “Projeto de Inovação 2018”, “Startup Tecnhovação 2018” e “Hackathon InnovaPública 2018”. “Outra importante ação de incentivo à cultura de inovação será o Espaço Ponte”, observa Alan Alex Debus. “O local deve integrar empresas que têm algum problema de inovação com pessoas que têm ideias inovadoras para solucionar tais problemas”, indica o consultor do Sebrae/PR.

O evento é gratuito e a programação completa pode ser acessada em www.fundetec.org.br/technovacao&innovacities. Aos empresários e empreendedores da região, foco de atuação do Sebrae/PR no oeste, Alan Debus alerta sobre a importância da cultura de inovação. “Hoje, em um mercado ultracompetitivo, inovar é questão de sobrevivência nos negócios e aproveitar ocasiões como estas, de um evento com grandes possibilidades de inovação, faz toda a diferença”, assinala.

Compartilhe nas redes sociais