No período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de cinco municípios que integram a Regional Sul do Sebrae/PR passaram por capacitações relativas à metodologia para a Educação Empreendedora. Docentes dos municípios de Chopinzinho, Pérola do Oeste, Pranchita e Santo Antonio do Sudoeste (Território Sudoeste) e de Bituruna (Território Iguaçu) tiveram acesso aos conteúdos do Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), para posterior aplicação junto aos alunos.
De acordo com Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, a ação contempla os municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora.
“Os professores estão recebendo capacitações do JEPP I, que corresponde aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os docentes serão os multiplicadores da Educação Empreendedora”, contextualiza Elizandro. As próximas capacitações estão marcadas para o mês de março, em General Carneiro e São Mateus do Sul.
Em Chopinzinho, sudoeste do Estado, 32 professores do Ensino Fundamental foram capacitados. Roseli Scolari Lorenzi, secretária substituta de Educação, Cultura e Esporte de Chopinzinho, estima que cerca de 600 alunos da rede municipal sejam envolvidos nas atividades.
“Será o segundo ano de Educação Empreendedora no município. Ano passado, apenas os alunos do Tempo Integral participaram. Para 2018, a Educação Empreendedora estará no ensino regular: no primeiro semestre, 4º e 5º ano; no segundo, 1º ao 3º”, detalha Roseli.
Na região Sul do Estado, o município de Bituruna também inicia o segundo ano das atividades com Educação Empreendedora. Giselle de Souza Cusin, coordenadora pedagógica da secretaria de Educação e Cultura, informa que 37 professores do Estudo Fundamental estiveram no treinamento.
“Para este ano, esperamos evolução nas ações. Com mais tempo, mais professores capacitados, o programa será ampliado e deveremos alcançar aproximadamente 1.300 alunos”, calcula Giselle.
Em Santo Antonio do Sudoeste, 22 professores foram capacitados. Segundo Rosana Maciel, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a aplicação da metodologia do JEPP I é uma novidade e se dará em toda a rede municipal.
“Estimamos em aproximadamente 1.300 alunos, somando a área urbana e a zona rural. A expectativa é de realizar trabalho bem dinâmico, estimulando a criatividade dos alunos e a produção de novos conhecimentos. Será muito importante para a vida deles”, prevê Rosana.
Assessoria de Imprensa
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895