Empresários do setor de turismo do Vale do Tibagi participaram na última segunda-feira (8) do workshop “Leve seu negócio ao melhor destino”, realizado pelo Sebrae/PR, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Tibagi, do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB) e da Agência de Desenvolvimento de Turismo (Adetur). O evento, realizado na Lanchonete Cristal, em Tibagi, teve na programação a palestra “Tendências de Turismo”, com a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez.
Em sua apresentação, a coordenadora falou sobre a importância do turismo como negócio, o cenário do setor no Estado e as seis tendências de mercado, com foco na inovação e na tecnologia. “A ideia é desmitificar o turismo apenas como atividade de lazer e repensar os negócios frente às tendências, lembrando que elas podem ajudar a mudar o cenário das empresas”, disse.
Empresas que apostaram na inovação e que obtiveram o Selo de Qualidade no Turismo, compartilharam experiências e resultados. O Programa é realizado pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.
Dentre as empresas estava o Parque Histórico de Carambeí, que oportuniza aos visitantes o turismo de experiência por meio do Koffiehuis Confeitaria e Restaurante. “O turista, após a visita no Parque, finaliza o passeio no Koffiehuis, onde ele pode experimentar a cultura pelo paladar”, comentou. Além disso, ela acredita que o Selo de Qualidade no Turismo ajudou a otimizar o trabalho e na valorização da equipe e que, o principal desafio, foi a inovação. “Na área da sustentabilidade procuramos reduzir o consumo de garrafas plásticas dentro do Parque”, contou.
Já o sócio diretor do Itáytyba Hotel, de Tibagi, Carlos Eduardo Arnt Ramos, atribuiu mudanças na empresa ao Selo de Qualidade no Turismo, principalmente na área social e de capacitação, com investimentos em inovação a partir dos colaboradores. A empresa está investindo também em capacitações, com a criação de uma política formal de capacitação e a realização de uma palestra de conscientização ambiental e socioeconômica para familiares dos colaboradores. “O Selo nos traz uma visão moderna de ações que podem ser implantadas”, pontuou.
Também participaram do talk-show o Premium Vila Velha Hotel, de Ponta Grossa, e a empresa Realidade Aumentada Brasil. O evento ainda teve uma rodada de negócios, onde empresas puderam trocar experiências e fazer negócios. “O Sebrae/PR trabalha no sentido de orientar e estimular a inovação nas empresas para que elas se tornem cada vez mais competitivas. Os empresários entenderam que o turismo é uma oportunidade de negócios e que eles devem acompanhar as tendências de mercado para serem trabalhadas por eles, com o objetivo de buscar o fortalecimento do seu negócio e atrair ainda mais públicos”, disse a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.