Programa conta com a parceria de instituições em Cascavel e Toledo
Desenvolver estudantes empreendedores em um ambiente de aprendizagem de negócios é o principal objetivo do Programa Startup Garage, iniciativa do Sebrae/PR em parceria com instituições de ensino superior. Nesta segunda edição na região oeste do Estado, acadêmicos do Centro Universitário FAG (Cascavel), PUC (Toledo) e de outras instituições locais serão imersos em conteúdos e experiências de empreendedorismo e mercado.
As atividades iniciam com uma palestra de lançamento do programa, que já foi realizada no último dia 09 de maio na FAG em Cascavel e nesta semana, acontecerá na PUC em Toledo. “No Garage, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver um projeto de criação de uma startup com metodologia adequada, que já foi testada, validada e será aplicada, por profissionais de mercado, especialistas nesta modalidade de negócio”, afirma a consultora do Sebrae/PR Nara Pick.
A oportunidade de desenvolver competências e transformar o sonho de empreender em realidade foi o que atraiu o administrador, Rafael Lucas Padilha Mathias para participar do programa em 2018. Mesmo estando no último ano de faculdade ele aproveitou a oportunidade conta que o projeto foi essencial para se desenvolver como empreendedor. “Foi um divisor de águas na minha vida, digo isso porque tive conteúdos de empreendedorismo atuais, com profissionais que empreenderam, demonstraram muito conhecimento e ainda apresentaram experiências”, testemunha.
A partir do Startup Garage, Rafael conseguiu se destacar participando em eventos na região. Em um deles, desenvolveu um projeto de solução inovadora para uma cooperativa e já conta com aporte de investimento financeiro para o desenvolvimento do negócio. “Tudo o que vi no Startup Garage coloquei em prática. Depois de vivenciar a experiência, decidi organizar uma equipe para participar de um grande evento digital voltado ao agronegócio. Não só nos destacamos como saímos vitoriosos, e ainda com uma viagem para os Estados Unidos”, destaca.
Startup Garage
São mais de 54 horas de programa, divididas em três fases: descoberta, produto e mercado com conteúdos e atividades abordados através de workshops, videoaulas, bancas, consultorias e mentorias que proporcionam na prática, a oportunidade de elaboração e execução real de um startup. No final do Programa, ainda acontece a premiação da startup destaque.
Participam do Startup Garage grupos de acadêmicos formados dentro das instituições de ensino parceiras do Programa (sendo que cada grupo pode contar com um estudante de outra instituição ou pessoa já graduada) e que já tenham uma ideia de negócio no momento da inscrição.
Esta é a segunda vez que a FAG entra como parceira do Startup Garage. “É uma oportunidade de destaque para os nossos acadêmicos no mercado. O aluno não só tem apoio da instituição, como tem apoio e o suporte do Sebrae”, ratifica a professora Luciana Ferraz. Em 2018, na FAG, Rafael Mathias, foi o primeiro colocado no Startup Garage com o projeto “Mensura”, os acadêmicos Matheus Aleixo e Marcio Galvão ficaram em segundo lugar com o “Work Conection” e, Eliana Risso, em terceiro, com o projeto intitulado “Agency”.
A aproximação da academia com o mercado é fundamental para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação regional. “Além disso, as Empresas optam cada vez mais por profissionais com perfil, características e competências de dono de negócio, que sejam capazes de otimizar recursos e enxergar oportunidades onde a maioria vê problemas e o Garage, é um sem dúvida, um excelente exercício para isso”, finaliza a consultora do Sebrae/PR, Nara Pick.