O Sebrae Paraná iniciou uma nova ação para fomentar startups nas regiões sul e sudoeste do Estado. A estratégia tem instituições de ensino superior e técnico como aliadas. A proposta é que muitas das ideias que surgem entre os acadêmicos recebam suporte e possam encontrar um ambiente favorável para tornarem-se negócios formalizados.
Claudineia Cabral, consultora do Sebrae Paraná, explica que a intenção é a convergência dos programas de educação empreendedora, startups e habitats de inovação.
“O Sebrae tem várias ações e a nova proposta é unir os esforços, conectar instituições de ensino, incubadoras e outros segmentos do ecossistema de inovação do Sudoeste para criar um ambiente favorável para que ideias possam ser desenvolvidas e tornem-se negócios, com a geração de empregos e renda”, explica Claudineia.
Atualmente, o Sebrae Paraná tem programas de ideação como o Startup Garage, hackathons e ideathons (maratonas) e o Empreenda+ Engenharia, novidade para 2022.
A jornada foi apresentada às instituições de ensino durante o 1º Encontro Regional de Instituições de Ensino Superior e Técnico, realizado em Pato Branco, no dia 22 de fevereiro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/pCHummmGzf até o dia 7 de março.
Sementes
A Unipar – Câmpus Francisco Beltrão é uma das instituições que confirmaram interesse. O professor Sérgio Bueno Fernandes, relata que a universidade já é parceira do Sebrae Paraná no programa de educação empreendedora, com uma disciplina sobre o tema na grade curricular de vários cursos. Também foram realizadas três edições do Startup Garage, com uma empresa formalizada.

“A trilha proposta pelo Sebrae prevê, inclusive, a formação dos professores da instituição como mentores. Vem ao encontro do nosso objetivo, de preparar os alunos para o mercado. São novas abordagens para o ensino, sementes que estão sendo plantadas para o empreendedorismo”, avalia o professor Sérgio.
Sinergia
A UTFPR – Câmpus Pato Branco também aderiu à proposta. O professor Dalmarino Setti, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, lembra que a universidade conta com o Proem (Programa de Empreendedorismo) há 20 anos, que inclui os processos de pré-incubação (Hotel Tecnológico) e incubação (IUT).
“Temos um programa consolidado, mas nossa expectativa é de ampliar a integração com outros habitats de inovação. Esse trabalho em conjunto é muito importante para compartilhar experiências e adotar novas boas práticas. Há otimismo para ganhos significativos com essa iniciativa e termos ainda melhores resultados”, espera o professor Dalmarino.
O Proem já conta com oito empresas graduadas que, juntas, já faturaram mais de R$ 45 milhões, conforme relatório divulgado em 2017.

Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Compartilhe nas redes sociais