Evento Founders Mulheres no Ecossistema foi realizado nesta terça-feira (11), no Pavilhão Sebrae Smart Agro

 

Encontro de mulheres do ecossistema foi realizado no Pavilhão Sebrae Smart Agro, na ExpoLondrina. Foto: Divulgação.

Encontro de mulheres do ecossistema foi realizado no Pavilhão Sebrae Smart Agro, na ExpoLondrina. Foto: Divulgação.

Cerca de 90 empresárias participaram, nesta terça-feira (11), do evento Founders Mulheres no Ecossistema, promovido pelo Sebrae/PR, no Pavilhão Sebrae Smart Agro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a ExpoLondrina 2023. O assunto em pauta foi a inovação e como as mulheres que lideram negócios podem se desenvolver dentro do ecossistema.

A agenda foi aberta com um painel que reuniu no palco a empresária maringaense e idealizadora do Conecta Delas, Ligia Pereira Blanco; a empresária londrinense, presidente da CACINP Mulher e coordenadora técnica do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Nacional, Marisol Chiesa; e a consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi, idealizadora do grupo Founders Mulheres no Ecossistema, no oeste do Paraná.

As três compartilharam experiências e desafios em cargos hierárquicos, assim como histórias de sucesso e superação, com o objetivo de inspirar as empresárias participantes. Marisol Chiesa destaca que o evento reuniu mulheres que atuam em diversos segmentos para compartilhar conhecimento, vivências e dificuldades.

“Serviu, principalmente, para reforçar o quanto é importante uma mulher admirar, apoiar e incentivar o crescimento de outra mulher, independentemente de onde ela quiser estar”, afirma.

Para ela, o principal desafio da mulher empresária está na tripla jornada, ou seja, administrar a rotina profissional, com o cuidado com a família e a casa. Na avaliação de Marisol, é necessário dividir as responsabilidades e evitar se cobrar de maneira excessiva.

A empresária Ligia Pereira Blanco, que atua no segmento de importação e exportação, dividiu com as mulheres sua experiência e contou como tem conseguido se posicionar no mercado, que é majoritariamente masculino, e escalar o negócio.

“Foi uma experiência enriquecedora, porque quando você compartilha, aprende muito. Às vezes, a trajetória empreendedora é muito solitária e esse tipo de evento nos ajuda muito a entender que os desafios existem, mas que é possível superá-los e crescer”, analisa.

O encontro também promoveu uma palestra sobre inovação e teve depoimentos de empresárias que integram o movimento Founders Mulheres no Ecossistema, criado no oeste do Paraná, que reúne mulheres que estão à frente de negócios inovadores, ocupando cargos de liderança e transformando o mercado da inovação.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, diz que a intenção é fazer com que esse movimento cresça e também envolva as mulheres do norte do Paraná. Ela adianta que, em maio, será lançado, em Londrina, o treinamento vivencial Líderes da Nova Era, com cinco encontros presenciais, que irão debater temas sobre os diversos contextos que as mulheres enfrentam no mercado.

“Queremos promover a transformação das mulheres da nossa região e engajá-las nas pautas da inovação e da tecnologia, mostrar que existe espaço para elas, não apenas na área técnica”, explica.

A empresária de Maringá, Brunna Paula, atua na área de tecnologia e inovação com a criação e desenvolvimento de websites, landing pages e e-commerce. Ela esteve no evento a convite de uma cliente.

“Tudo o que foi falado está em sincronia com o que estou vivendo na minha empresa, me trouxe muitos insights e confirmações para 2023, além de me aproximar de uma rede de apoio formada por mulheres que entendem o que é ter uma empresa”, afirma.

 

Compartilhe nas redes sociais