Objetivo do programa é certificar as empresas do trade turístico para atrair a atenção de mais visitantes e movimentar a economia da cidade, conhecida pelas belezas naturais e mais de 100 cachoeiras
Aumentar a competitividade, melhorar a gestão profissional dos negócios, agregar valor à empresa, ter acesso a novos mercados estão entre alguns dos benefícios do Programa Selo de Qualidade do Turismo do Paraná, que foi lançado este mês pelo Sebrae/PR, em Faxinal, no Vale do Ivaí. O município é conhecido pelas belezas naturais, trilhas, cânions e mais de 100 cachoeiras. A certificação soma-se a uma série de ações realizadas em conjunto com o poder público e lideranças para atrair a atenção dos turistas e movimentar a economia local.
A consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, conta que a apresentação do edital do programa foi feita durante o evento “Faxinal no mapa da certificação do turismo de qualidade”, realizado no centro de eventos da cidade, no último dia 11, e promovido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Conselho de Turismo de Faxinal, Sebrae/PR, e Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ivaiporã. Durante o evento foram lançados um mapa turístico em 3D das atrações de Faxinal e o site www.turismofaxinal.com.br. “O objetivo é movimentar o comércio de Faxinal, fazendo com que o turista fique mais tempo na cidade”, aponta.
No encontro, que reuniu empresários ligados ao trade turístico local, os participantes receberam informações sobre como participar da chamada pública do programa para obter a certificação e todos os benefícios do Selo de Turismo. “Já tivemos a adesão de sete empresas”, comemora. Alyne ressalta que, desde o ano passado, a cidade trabalha na construção de um planejamento estratégico para alavancar o turismo local. “O selo é uma ação estratégica e trabalhará desde a qualidade em gestão até aspectos fundamentais de vivência do turista dentro do estabelecimento”, adianta. Por meio do Sebraetec, as empresas interessadas terão 70% de subsídio para promover as melhorias necessárias e conquistar a certificação.
A secretária municipal de Turismo de Faxinal, Angélica Marchiafavel, diz que hoje a economia da cidade é baseada na agricultura e comércio, mas a atual administração quer aproveitar os atrativos naturais para potencializar o turismo. “A certificação é um importante diferencial, porque dá credibilidade às empresas”, afirma. Angélica acrescenta ainda que a prefeitura vai subsidiar os outros 30% dos recursos que seriam empregados pelos empresários participantes do programa. Ou seja, eles terão custo zero nas adequações que realizarão a fim de obter o selo.
O presidente do Conselho Municipal do Turismo de Faxinal, Milton Munhoz Filho, lembra que as empresas do setor precisam trabalhar com profissionalismo. “Não dá para ser amador. Queremos desenvolver um turismo de qualidade e que tenha sustentabilidade”, justifica. Segundo Munhoz, o conselho trabalha para criar um roteiro de visitação aos atrativos de Faxinal que possa ser comercializado por agências de viagens do Brasil e do exterior. Ele, como empresário e dono do Hotel Fazenda Luar de Agosto, já manifestou o interesse em pleitear a certificação.
O diretor do IFPR, campus Ivaiporã, Onivaldo Flores Junior, conta que a instituição colaborou com a criação do site www.turismofaxinal.com.br, que já está no ar, mas ainda será atualizado. A página, por enquanto, possui fotos em 360 graus e informações sobre cinco pontos turísticos. “Com óculos de realidade virtual, o usuário poderá experimentar a sensação de estar nas cachoeiras”, conta. Junior informa ainda que o site terá informações comerciais sobre os passeios. “Nosso projeto futuro é que o usuário consiga criar um roteiro de viagem, que será enviado para o Centro de Atendimento ao Turista”, adianta.
O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná visa estimular a competitividade através da melhoria da gestão do negócio e da qualidade nos serviços prestados pelas empresas do setor turístico paranaense. A chamada pública para a participação das empresas de Faxinal no programa ficará aberta até 31 de julho. O selo é voltado para agências de viagem e turismo receptivo, espaços de evento, organizadores de evento, transportadoras turísticas, locadoras de veículos, meios de hospedagem e empresas do setor de alimentação classificadas como gastronomia de interesse turístico. A inscrição poderá ser feita pelo site do Sebrae/PR (www.sebraepr.com.br/turismo). Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 570 0800.
O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Fecomércio PR.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa – Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 99917-7751/ (43) 98808-2598
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895