O Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, vai sediar na próxima quinta-feira (10), o 1º Encontro de Negócios das Cervejarias Artesanais do Paraná. O evento acontece das 9h30 às 14 horas, e tem por objetivo aproximar fornecedores e potenciais compradores, esclarecer os diferenciais da cerveja artesanal da convencional, além de possibilitar a ampliação de mercado para as empresas do ramo.
A ação de mercado do Sebrae/PR integra a programação do Festival de Cultura da Cerveja Artesanal, realizada pela Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), que acontece de 5 a 13 de agosto, no Museu. O Encontro de Negócios, conforme a consultora do Sebrae/PR, Michele Riquetti Tesser, deve atrair 22 cervejarias artesanais de diferentes cidades do Estado, como Curitiba, Pinhais, Colombo, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Palmas, além de 30 potenciais “compradores” de Curitiba e região metropolitana.
“É a primeira ação de mercado dentro do projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná, que tem como foco a qualidade sensorial das cervejas produzidas, acesso a mercados, tecnologia e inovação e gestão de excelência”, pontua. Dentre os critérios utilizados na seleção para o 1º Encontro de Negócios estão empresas que têm produtos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), são de micro ou de pequeno porte, são associadas da Procerva e/ou integram o projeto de potencialização das cervejas especiais do Paraná.
Para o presidente da Procerva, Richard Buschmann, o evento motivará os futuros clientes a entenderem melhor como é o mercado e a importância de diversificar produtos e marcas em seus estabelecimentos comerciais. “Hoje, o consumo de cerveja artesanal representa 1% do mercado de cervejas. Há muito a ser explorado neste campo”, diz.
Ampliar a atuação no mercado é o que espera o sócio fundador da Cervejaria Von Borstel, de Londrina, Marcus Von Borstel. “Espero conhecer novas oportunidades para fazemos negócios, compartilhar algumas experiências com outras empresas que estarão no Encontro de Negócios e conseguir espaço em mais pontos de vendas”, frisa.