O Sebrae/PR está promovendo a edição 2018 do seminário Desafios do Crescimento em todas as regionais. Nesta quinta-feira (17), foi a vez da Regional Sul reunir micro e pequenas empresas com potencial de crescimento. O seminário foi realizado no centro de eventos Gabana Jardins, em Pato Branco, e teve 267 inscritos, de 168 empresas e 35 municípios do sul e sudoeste do Estado.

O tema deste ano, “Para os novos desafios, um novo Você”, norteou as atividades. Consultores da Regional Sul do Sebrae/PR falaram sobre cenários econômicos, inovação, modelos de negócios, setores em crescimento, empreendedorismo e gestão.

O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, fez a abertura do evento e também mediou um painel com os empresários Pedro Flavio Reis Filho (Cervejaria Insana, de Palmas), Noeli Bazanella (Doce D’ocê, de Chopinzinho) e José Salibi Neto (cofundador da HSM, empresa líder em educação executiva, de São Paulo).

“O Sebrae/PR está se relacionando com algumas comunidades específicas de seus clientes de maneira presencial e digital. Com os seminários, queremos promover o relacionamento e formar uma grande comunidade, com cerca de mil micro e pequenas empresas com potencial de crescimento”, antecipa o diretor.

A consultora da Regional Sul do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, detalha que o objetivo é gerar informações e oportunidades de negócios.

“O trabalho do Sebrae/PR integra as áreas de projetos e de relacionamento com os clientes. As empresas participantes têm, em comum, o desejo de querer crescer. E o Sebrae/PR quer ajudá-las no seu desenvolvimento”, explica Jocelei.

Conteúdos atualizados
Além de promover o networking, o seminário Desafios do Crescimento levou aos empresários informações atualizadas sobre o mercado. A palestra sobre “Setores em Crescimento e Megatendências de Consumo”, com Lilian Krohn, consultora da Euromonitor International (provedora global de inteligência estratégica de mercado), é um exemplo.

“A Euromonitor International é uma empresa de pesquisa e consultoria estratégica, com escritórios em 14 países e atuação em mais de cem. Analistas em campo trazem informações do que está acontecendo de forma global no mundo do consumo e da produção para fazer a análise de megatendências”, explica Lilian.

A consultora relatou as quatro megatendências de consumo identificadas pela Euromonitor: a busca por uma vida mais saudável; interesse em novas sensações, experiências; compras reinventadas; e o recuo da classe média, com novas escolhas de consumo, para gastar menos em alguns itens, mas gastar mais naquilo que traz qualidade de vida.

Já o empresário José Salibi Neto, que foi cofundador da HSM, relatou sua trajetória no comando da HSM, fundada há 31 anos e “que passou por cinco moedas diferentes, hiperinflação e dois confiscos”. Salibi passou alguns conselhos aos empresários.

“Para começar, é preciso ter coragem e trabalhar com sócios que te complementem. Além disso, é importante saber como o tipo do seu negócio funciona em outros países. Também deve-se estar preparado pessoalmente, se desenvolver como gestor”, ensina Salibi.

Relacionamento
A região Sul do Estado esteve representada no seminário por um grupo de 45 empresários de União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, São Mateus do Sul e Porto Vitória. A presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Centro-sul do Paraná (Cacesul), Maria Salette Rodrigues de Melo, esteve no evento.

“Nossa intenção é buscar conhecimentos e aplicá-los em nossa região. Um dos objetivos é estabelecer relacionamento entre as empresas. Temos empresários de diversos setores, da indústria, comércio, muitos deles do ramo de serviços, que estão em busca de melhorias para suas empresas e, consequentemente, para o desenvolvimento do território, que é nosso objetivo”, salienta Maria Salette.

O empresário Ademar Pastre, de Francisco Beltrão, coordenador do APL de Alumínio do Sudoeste, avalia como estratégica a ação do Sebrae/PR.

“É muito importante para o crescimento das empresas da região. Muitas vezes, os empresários não dispõem de tempo para procurar novos conhecimentos e obter informações sobre tendências de mercado”, reflete.

Pastre observa ainda que “ter uma rede de contatos ampla, com conhecimento do que existe na comunidade sudoestina, resultará na geração de riquezas e manutenção dos recursos na comunidade”.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Compartilhe nas redes sociais