Jovens empreendedores que integram o ecossistema de inovação da região sudoeste do Paraná puderam apresentar seus projetos no DemoDay, promovido pela Regional Sul do Sebrae/PR neste sábado (14). O evento integrou a programação do Sebrae Space durante a Campus Weekend e III Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017. Ao todo, 12 startups apresentaram suas soluções para uma banca de jurados composta por investidores anjo e empreendedores digitais, como Amure Pinho (presidente da Associação Brasileira de Startups – ABStartups), Arthur Igreja (consultor, conselheiro estratégico e professor da FGV/RJ) e Felipe Herrera (advogado carioca especializado na assessoria de investidores anjos, associações e startups).

Cada startup fez sua apresentação – chamada de pitch – com três minutos de duração. Após esse tempo, tiveram mais cinco minutos cada para perguntas e sugestões dos jurados. Na véspera, os “startupeiros” passaram por treinamento com Leo Uchoa, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em internacionalização, inovação e tecnologia.

“O pitch é contar uma história em três minutos. A grande maioria não sabe contar da forma adequada e isso pode prejudicar até o futuro do projeto. Eles precisam saber como se portar frente ao público e aos investidores”, ensina Leo.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destaca que o DemoDay foi pensando para os empreendedores que participam dos programas para startups do Sebrae/PR desde 2016.

“Eles receberam opiniões e sugestões de empreendedores reconhecidos nacionalmente, o que é muito importante para o amadurecimento desses jovens para a vida e negócios. O foco do Sebrae/PR está em preparar os empreendedores para as próximas fases”, relata.

Cesar Colini adianta que uma nova edição do DemoDay será realizada no ano que vem, para as startups que atualmente integram o Programa de Pré-Aceleração de Startups.

DNA de inovação
Para Amure Pinho, ficou claro que os empreendedores conseguiram entender o processo, identificando problemas e projetando soluções.

“Estamos vendo aqui startups mais maduras. Eles já entenderam que é preciso buscar lucratividade desde o primeiro dia, capturar e entregar valor”, testemunha.

Amure destaca a vocação de Pato Branco para o empreendedorismo e inovação. “É muito difícil encontrar uma cidade que tenha esse DNA da inovação. É uma cidade conectada, com a mentalidade voltada para a criação de um ecossistema saudável”, completa.

Uma das soluções elogiadas por Amure Pinho foi a apresentada pela startup Mercattum, de Pato Branco, relacionado com sinalização digital para pequenos e médios mercados. Lucas Messias e Giovanni De Bona trabalham há quatro meses em nicho específico.

“São empresas que não estão sendo atendidas pelo mercado”, vislumbra Lucas Messias. O empreendedor destaca que as sugestões dos jurados foram muito importantes para melhorar o projeto, que além de exibir preços dos produtos em televisores, tem ainda um aplicativo para tablets que roda em Android, acoplado a um leitor de código de barras.

Casos de sucesso
Além das palestras dos jurados e dos pitches, o DemoDay teve ainda apresentações de casos de sucesso de duas startups da região Sudoeste: OpSocial, de Pato Branco, e ServoFiel Tecnologia, de Dois Vizinhos.

A ServoFiel, por exemplo, desenvolveu uma solução para o setor religioso: a maquininha de cartão para pagamento de dízimo. A empresa já conta com clientes em 12 Estados brasileiros e planeja alcançar todo o país em 2018.

“A estrutura montada pelo Sebrae/PR para o DemoDay foi muito importante. Foi uma mescla inspiradora de mentores reconhecidos nacionalmente com empreendedores locais. A diversidade proporciona o enriquecimento do ecossistema de inovação”, observa Marcos L. Nonemacher, diretor administrativo da ServoFiel.

Realização
A Inventum 2017 e a Campus Weekend Pato Branco são promovidas pelo Município de Pato Branco e pelo Instituto Campus Party, com apoio ou patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado, Telebras, Renault Brasil, Itaipu, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade de Pato Branco (FADEP), Faculdade Mater Dei, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Núcleo Regional de Educação, Sesi, Senac, Sebrae/PR, FIEP, Sindimetal, NTI, CBS, Grupo Operação Especiais na Selva – Goes, Genkos, Geastro, Rotaract, Sudovalley, Vale Digital, Iapar, Sindicomércio, ACEPB, Irdes, Idetep, Proem, Pato Branco Tecnópole e Parque Tecnológico Binacional.

SEBRAE/PR 45 ANOS
O Sebrae/PR comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram a maioria empregos no país. No Paraná as micro e pequenas empresas correspondem a 97% das empresas do Estado e geram 90% dos empregos formais, neste momento. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito, educação empreendedora e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae/PR com os micro e pequenos negócios.

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti – (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895

Compartilhe nas redes sociais