Além de expor ideias e protótipos aos visitantes da feira, jovens empreendedores participaram de batalha de pitches. Três projetos foram premiados nesta sexta

 

Vinte e quatro startups criadas do norte pioneiro do Paraná apresentaram suas ideias e negócios durante a terceira edição da GeniusCon, realizada no Centro de Eventos de Jacarezinho, de 26 a 28 de setembro. Dezoito também participaram das batalhas de pitches, denominadas GeniusFight. A avaliação foi realizada por uma banca julgadora. Nesta sexta-feira (28), três foram premiadas: Ranka Robotics, em terceiro lugar; Kucaracha, em segundo; e Entenda Antes, em primeiro. Todas estão inscritas no projeto Startup Norte Pioneiro.

 

A batalha de pitches – apresentações objetivas da ideia de negócio – começou na quinta-feira (27). A banca julgadora, formada por representantes do Sebrae/PR, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Agência Curitiba de Inovação e Instituto Renault, elegeu os três melhores projetos. Eles foram premiados com abertura de CNPJ, uma vaga para o Empretec, missão técnica, além de consultorias oferecidas pelo Sebrae/PR.

 

Thiago Albergoni, representante da startup vencedora Entenda Antes, plataforma de serviços virtual voltada para a construção civil, disse que participou da feira pela primeira vez este ano e comemorou o resultado da GeniusFight. “Estamos muito contentes. Queria dizer para as pessoas que têm uma ideia, que corram atrás, vale a pena para fomentar a inovação na nossa região. Foi um prazer participar da GeniusCon”, afirmou.

 

O consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira, que participou da banca julgadora, disse que o que mais o surpreendeu nas apresentações foi que muitas soluções trazidas pelos jovens não foram necessariamente digitais, como aplicativos e softwares. “Vimos que existe um trabalho muito interessante nas instituições de ensino da região de propor soluções inovadoras para problemas de várias áreas, como saúde, agronegócio, meio ambiente”, pontuou.

 

Ferreira explicou que a batalha de pitches na GeniusCon é uma experiência importante para os alunos. “Quando um empreendedor precisa validar um modelo de negócio, ele deve apresentar a sua ideia ao maior número de pessoas possível. Esse compartilhamento faz com que ele receba feedbacks para melhorar a solução proposta”, apontou. O pitch deve abordar, num intervalo entre 3 e 5 minutos, o problema, a proposta de valor gerada, tamanho do mercado, formas de monetização e modelo de negócio.

 

Para o professor da área de desenvolvimento de softwares do IFPR de Jacarezinho, Heber Renato Fadel de Morais, a experiência da batalha é muito válida, mesmo para as startups que ainda estão no âmbito das ideias e ainda não têm um protótipo de produto. “Só o fato de estarem se apresentando, entendendo o que é um pitch, passando pela avaliação de uma banca criteriosa, levando críticas construtivas, já traz bons resultados”, afirmou.

 

O consultor do Sebrae/PR e gestor do projeto de startups do norte pioneiro, Odemir Capello, disse que a Batalha de Pitches realizada durante a GeniusCon teve o objetivo de fomentar novas oportunidades no território. “No evento, encerramos um ciclo de trabalho desenvolvimento com jovens empreendedores ao longo de todo o ano”, apontou.

 

Ideias inovadoras

 

As startups contempladas pelo edital da Fundação Araucária, que destinou R$ 30 mil para 16 projetos do norte pioneiro, ganharam lugar de destaque na GeniusCon. O técnico em ambiente e estudante de mecatrônica, Rodrigo Costa, apresentou aos visitantes o Power Pipe, que propõe a geração de energia limpa em pequena e grande escala por meio de um dispositivo conectado ao encanamento da casa ou estabelecimento comercial. A energia é gerada a partir da força da água. “Só de lavar o quintal dá para garantir iluminação por dois dias”, afirmou. Para ele, o edital foi de fundamental importância para apresentação e execução do projeto. A previsão do empreendedor é colocar o produto no mercado até maio de 2019.

 

Vitor José Ferreira Rosa trouxe para a feira o Apiário Tech, um sistema inteligente de monitoramento de apiários que promete reduzir os custos com a mão de obra e aumentar a produtividade do apicultor. O sistema é composto de hardware e software, que atuam no controle da produção, correção de erros, análise precisa da caixa de abelhas. O projeto tem apenas dois meses e também recebeu recursos do estado. “Com dinheiro, já começamos a desenvolver o protótipo para lançar o produto no mercado no ano que vem”, contou.

 

Na opinião de Rosa, a participação na feira foi importante para mostrar à comunidade como novas tecnologias podem ser inseridas nos negócios. “Conheci o maior produtor de mel da região e ele gostou da ideia e disse que podemos testar nosso protótipo na propriedade dele. Isso já abre portas para o mercado”, contou.

 

O diretor administrativo-financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr, foi conferir de perto o desenvolvimento dos projetos contemplados pelo edital criado para apoiar as startups do norte pioneiro. Durante a feira, ele anunciou que, em novembro deste ano, a entidade vai lançar o projeto Sinapse Paraná, com investimento de R$ 4 milhões para 100 startups de todo o estado. Outra novidade é que os projetos selecionados receberão certificação da Araucária e poderão participar do Sebraetec, programa que subsidia serviços tecnológicos e de inovação para os pequenos negócios.

 

A feira

 

A GeniusCon 2018 foi uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Aitec Uenp, CEEP Agrícola Mohamad Ali Hamzé, Fanorpi e Unopar. O evento conta com o apoio das associações comerciais e empresariais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho; da Cacenorpi; Fiep/Sesi/Senai/Senac; CRC-PR; AEANP; Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho; Tecpar; CRA-PR; Crea-PR; Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs.

 

Vem crescer com o Sebrae

 

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

 

Compartilhe nas redes sociais